Saúde: Iamspe amplia Farmácia Ambulatorial para melhorar atendimento ao público

Primeira conseqüência da reestruturação foi o fim das filas para retirada de medicamentos

sex, 19/12/2003 - 12h18 | Do Portal do Governo

Totalmente reestruturada, a Farmácia Ambulatorial do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foi inaugurada no início do mês com o objetivo de mudar o conceito do atendimento farmacêutico na área pública. Neste ano, mesmo funcionando em local provisório, a farmácia forneceu medicamentos para mais de 140 mil pessoas.

O novo local fica no andar térreo do prédio que abriga a farmácia e o almoxarifado. Foram instalados seis guichês de atendimento e três consultórios. As melhorias incluem a realização de campanhas e palestras. A primeira conseqüência da reestruturação foi o fim das filas para retirada de medicamentos. Além disso, as rotinas internas de registro do pedido e saída de medicamentos foram modificadas para oferecer maior rapidez ao trabalho e, também, garantir melhor controle do material.

Os três consultórios funcionam das 7 às 13 horas, com farmacêuticos que tiram dúvidas dos pacientes quanto à medicação recebida. “Muitas vezes o paciente recebe o medicamento com o nome genérico, quando na receita consta o comercial. Outras vezes ele tem dúvidas de como tomar o remédio (horários e quantidade)”, explica a diretora do Serviço de Assistência Farmacêutica, dra. Milva Lucia de Melo Oliveira.

Atendimento 0800

Também no dia da inauguração foi lançada uma campanha pela farmácia com o tema “Diga Não à Automedicação” para conscientizar pacientes sobre os riscos de agravar uma doença, esconder ou alterar os sintomas quando se usa um medicamento inadequado. Essa campanha deverá ser ampliada em 2004.

A diretora afirma ainda que a partir de agora, a farmácia entra também no Programa de Humanização que vem sendo desenvolvido no Iamspe. Assim, além de se beneficiarem com as mudanças já criadas, os pacientes passam a dispor de palestras (com vídeos) sobre os medicamentos receitados e até de um serviço de copa – com água, chá, café e biscoito.

Para garantir maior facilidade no atendimento o Iamspe criou um serviço grátis para consulta pelo telefone (0800-7708144), que informa a lista de remédios disponíveis na farmácia. Isso evita deslocamentos inúteis dos pacientes em caso de falta do medicamento.

A Farmácia Ambulatorial

A Farmácia Ambulatorial é um setor dentro do Serviço de Assistência Farmacêutica, que atende toda a estrutura hospitalar – enfermarias, ambulatório e Pronto Socorro. Sua função é, além de fornecer medicamento ao paciente, orientá-lo para o uso racional dos remédios como a dosagem correta, a guarda e os principais cuidados com os produtos, de forma a evitar as interações medicamentosas, internações ou até reinternações desnecessárias.

O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e atende em média 15 mil pacientes com prescrição de três a cinco medicamentos diferentes cada. Esse fornecimento de remédios gera um custo mensal de cerca de R$ 500 mil. Tem programas específicos para o atendimento de pacientes em tratamento prolongado, como os portadores de hipertensão, diabetes, doenças oncológicas e psiquiátricas, dores crônicas, tuberculose, anti-retrovirais (HIV). Dispõe ainda de antibióticos de uso hospitalar exclusivo para atendimento domiciliar e medicamentos de alto custo.

Da Agência Imprensa Oficial