Saúde: Iampse realiza primeira etapa de projeto de prevenção contra doenças futuras

Projeto-piloto do Programa Prevenir Kids inicia seu trabalho de prevenção com as crianças da Secretaria da Agricultura

sex, 07/11/2003 - 17h47 | Do Portal do Governo

Os filhos dos funcionários públicos que ficam na creche da Secretaria da Agricultura e Abastecimento receberam a primeira visita de uma equipe de profissionais do projeto-piloto do Programa Prevenir Kids, implantado pela atual administração do Iamspe há dois meses. Foi a primeira etapa de rastreamento nas crianças que ficam na creche da secretaria com o objetivo de prevenir contra doenças futuras.

Com idade entre três meses a sete anos, elas tiveram seu crescimento e desenvolvimento físico e mental avaliados por pediatras, que também observaram o calendário de vacinas de cada uma. A avaliação na parte otorrinolaringológica, responsável pela fala e audição, foi feita por fonoaudiólogos. A saúde bucal ficou a cargo de dentistas, que passaram também o vídeo educativo do “Dr. Dentuço”, onde os pequenos aprendem detalhes sobre a escovação, assim como a sua importância. Depois, as crianças foram encaminhadas para a avaliação bucal e, no final, cada uma ganhou um kit para fazer a escovação diária.

Todas essas atividades tiveram orientação dirigida a cada faixa etária. O resultado foi anotado em fichas previamente distribuídas pela equipe do Prevenir Kids, e os dados serão tabulados para posterior diagnóstico de saúde das crianças.

Segundo o Diretor do Serviço de Medicina Social, serviço ao qual o programa está ligado, Dr. Pedro Jafferian, o projeto-piloto do Programa Prevenir Kids na Agricultura foi um sucesso. “Todas as crianças foram examinadas pelos profissionais do HSPE, pediatras, otorrinos, fonoaudiólogos e dentistas, e encaminhadas para o devido tratamento, quando necessário. A idéia é estendê-lo a todas as creches das secretarias do estado de São Paulo”, afirmou o Dr. Pedro.

Outra boa notícia foi dada pela Dra. Maria Beatriz Viana Perez, Diretora da Gestão de Pacientes: “A próxima creche a adotar o projeto-piloto será a do Iamspe”. Estiveram também presentes a bióloga Suzy Castillo, do Programa Prevenir Iamspe, e as pediatras Sônia Maria Sawaya e Maria do Socorro Braga.

O Programa Prevenir Kids na Secretaria da Agricultura conta com 85 crianças inscritas. As atividades do projeto-piloto Prevenir Kids vão muito além desta primeira fase: ele levará informação e prevenção contra doenças através da imunização, estimulará o aleitamento materno, a alimentação saudável e continuará a adotar programas de prevenção da saúde bucal, entre outros.

Este projeto-piloto faz parte do Programa Prevenir Iamspe, criado em 1998, que visa a prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis dos funcionários que trabalham nas várias sedes das secretarias e órgãos do Governo.