Saúde: HSPE realiza mutirão para exames de mama

Atendimento começa neste sábado, dia 6

sex, 05/03/2004 - 14h24 | Do Portal do Governo

A exemplo do que fez no segundo semestre do ano passado, o Serviço de Radiologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realizará, no mês de março, mais um mutirão para exames de mama. Objetivo da iniciativa é diminuir a demanda deste tipo de procedimento, que aumentou no início de 2004. Só no primeiro mutirão foram atendidas cerca de 1.680 pacientes.

De imediato, 300 mulheres receberão assistência. De acordo com a responsável pela Gerência de Gestão de Pacientes do Hospital, Dra. Maria Beatriz Viana Perez, as avaliações serão feitas como de rotina dentro do Programa de Prevenção de Neoplasia de Mama.

Segundo ela, a agenda normal dos dias úteis da Radiologia do HSPE não tem suprido toda demanda de exames de mama. Atualmente, o Serviço realiza 370 por semana, num total de 1.480 no mês. Um fator que possivelmente explica este considerável aumento é o fato de as mulheres estarem mais preocupadas em prevenir o câncer de mama. Outro motivo relevante é que a população de clientes do Iamspe envelheceu e, com a inclusão dos agregados dos servidores, o número de usuários aumentou.

“O câncer de mama tem uma alta prevalência nas mulheres e pela mutilação que o tratamento provoca o diagnóstico precoce é muito importante. É, por isso, que estamos investindo nesses mutirões – para atender todas as nossas clientes”, afirmou o superintendente do Iamspe, Milton Flávio Marques Lautenschlager.

As pacientes estão sendo convocadas por telefone, sendo obedecida a ordem de espera. O mutirão começará neste sábado, dia 6, e se repetirá todos os finais de semana de março. “As avaliações serão feitas em período integral”, informou a Dra. Maria Beatriz. “Na medida que surgir necessidade, outros mutirões serão realizados”, concluiu.

C.M.