Saúde: HSPE ganha aparelho que mede capacidade dos pulmões e coração

Com o novo equipamento foram feitos cerca de 200 exames somente no mês de abril

ter, 13/05/2003 - 11h34 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Função Pulmonar do Hospital do Servidor Público do Estado (HSPE) ganha um equipamento de última geração para realizar todas as baterias de exames de avaliação pneumológica. O Sensormedics garante atendimento com qualidade. Foi comprado há 30 dias e entregue pela nova administração do Iamspe.

Segundo o superintendente, doutor Milton Flávio, a compra do equipamento já refletiu no atendimento e na melhora do serviço. Faz os testes comuns: medir o volume e a capacidade do pulmão, a transferência do oxigênio do pulmão para o sangue e a força dos músculos respiratórios. E também realiza o teste chamado cardiopulmonar de exercício, que mede a capacidade dos pulmões e do coração diante de um esforço máximo.

Sua função, também, é avaliar a capacidade da pessoa e as mudanças que ela sofre com os tratamentos. “Esses testes são realizados em pacientes que apresentam falta de ar, pessoas que entram num programa de treinamento físico e aqueles que são encaminhados para avaliação de risco pré-operatório”, diz o responsável pelo setor, Carlos Alberto de C. Pereira.

Com o novo equipamento foram feitos cerca de 200 exames somente no mês de abril. Os pacientes foram encaminhados pelas clínicas de pneumologia, cardiologia, cirurgia torácica e cirurgia geral.
Segundo Carlos Alberto, o laboratório não tinha como realizar esses exames porque o antigo equipamento estava obsoleto e desativado há cinco anos.

Referência brasileira

O Laboratório de Função Pulmonar do HSPE, por sua qualidade e eficiência no atendimento, é reconhecido como referência pela Sociedade Brasileira de Pneumologia. O serviço, que atende a aproximadamente 30 pacientes por dia, oferece treinamento para médicos e formação de técnicos de função pulmonar. Realiza igualmente pesquisa de fisiologia respiratória e tem três salas de exames de espirômetros (testes de função pulmonar).

Atualmente, os serviços são realizados por duas técnicas laboratoriais e pelo pneumologista e diretor do laboratório, Carlos Alberto C. Pereira.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Iamspe

(AM)