Saúde: HSPE capacita profissionais para atendimento a idosos

Treinamento reuniu 35 alunos de aprimoramento do HSPE e funcionários do Centro de Referência do Idoso

qua, 24/03/2004 - 15h21 | Do Portal do Governo

Capacitar profissionais para atuarem como agentes na prevenção de doenças, promoção, tratamento e reabilitação da saúde e para comporem equipes de serviços voltados às necessidades dos idosos e de pessoas que cuidam deles é um dos objetivos do curso Capacitação para Profissionais de Saúde na Área de Gerontologia e Geriatria realizado pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O treinamento reuniu 35 alunos de aprimoramento do HSPE e funcionários do Centro de Referência do Idoso (CRI), que funciona em São Miguel Paulista, na zona Leste da capital. As aulas, ministradas por profissionais do serviço de geriatria e gerontologia do hospital, começaram este mês e têm término previsto para fevereiro de 2005.

Com 120 horas/aula, 70 horas teóricas, 40 práticas e 10 de pesquisa e orientação metodológica, o curso é resultado de um convênio entre o CRI e o HSPE. O hospital começou a capacitar os profissionais do Centro nas áreas médica, de enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e farmácia. Em contrapartida, pacientes do HSPE poderão usar os serviços de órteses e próteses dentárias confeccionadas pelo CRI, que realiza amplo trabalho nessa área.

Outra proposta para descentralização dos serviços do HSPE prevê o atendimento médico por profissionais do Iamspe no CRI, que disponibilizará seus consultórios e equipamentos médicos em certos períodos do dia. No projeto-piloto, servidores públicos estaduais acima de 60 anos que residam na região de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Vila Curuçá e Itaim Paulista serão atendidos nas especialidades de odontologia, gerontologia, geriatria, ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.