Saúde: HSPE anuncia criação de Centro de Referência da Saúde da Servidora Pública Estadual

Medida é mais um passo para a obtenção da certificação de qualidade na área da Saúde

qua, 10/03/2004 - 12h00 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira, dia 8, Dia Internacional da Mulher, a diretora do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Dra. Maria Ângela de Sousa Ferreira, anunciou a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher Servidora Pública Estadual – CRSMSPE. ‘Nós já demos vários passos ao encontro da Acreditação (selo de qualidade hospitalar, um tipo de certificação ISO da Saúde), mas talvez seja a criação do Centro o passo que está faltando para conseguirmos este selo de qualidade’, disse a Dra. Maria Ângela.

O CRSMSPE terá uma grande missão pela frente, pois ele foi concebido para oferecer assistência médica e de saúde de um modo integral, humanizado e de alta qualidade às usuárias do Iamspe. Suas instalações serão no segundo andar do prédio dos Ambulatórios – os Ambulatórios de Neonatologia e Pediatria irão para o segundo andar do Pronto-Socorro -, ficando assim próximos ao PS Infantil.

Proporcionar atendimento resolutivo e preventivo, e oferecer atendimento nas áreas de Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia de forma mais rápida e eficaz também será parte de suas tarefas. No Centro de Referência à Saúde da Mulher as usuárias poderão usufruir dos Serviços de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mama, Mastologia e de Ginecologia e Obstetrícia.

Seguindo a tendência mundial da medicina atual – que é a de atuar, sobretudo, de forma preventiva -, o Serviço de Prevenção catalogará protocolos por idade (agilizando ainda mais o trabalho dos médicos), coletará exames de papanicolau e de mama, realizará colposcopia e, se necessário, fará cirurgia a laser e do colo do útero no próprio ambulatório. Com isso, várias etapas antes existentes serão ‘queimadas’. Dentre seus objetivos principais estão: assegurar a um número maior de usuárias o diagnóstico precoce do câncer, atender uma média de 5 mil mulheres por mês, detectar e dar orientação à respeito das doenças sexualmente transmissíveis e norteá-las, através de palestras educativas, quanto a uma melhor qualidade de vida.

No Serviço de Ginecologia elas terão um leque variado de opções de atendimentos, tais como Uro-ginecologia, Climatério, Gineco-endocrinologia, Ginecologia Geral, Reprodução Humana e Sexualidade. Ou seja, elas terão ao seu dispor estudo uro-dinâmico, ultrassonografia, mamografia, exames laboratoriais, papanicolau, colposcopia e um Laboratório de Reprodução Humana – uma inovação dentro do atendimento prestado aos clientes do Iamspe.

Já na Obstetrícia serão oferecidos o Pré-natal e Curso de Preparação a Parto, nos quais serão incentivados os partos normais e humanizado e o aleitamento materno, sem contar o planejamento familiar. ‘Realizando um trabalho de qualidade e dando maior ênfase a estes pontos, esperamos, num curto espaço de tempo, receber o Certificado de Hospital Amigo da Criança’, afirmou a Diretora.

Detectar precocemente o câncer de mama, diminuir o estresse das pacientes, realizar mamografia e ultra-som no mesmo dia, fornecer o diagnóstico preciso e imediatamente e agilizar as cirurgias serão as atribuições do Serviço de Mastologia e Oncologia Pélvica. Este Serviço oferecerá tratamento cirúrgico do câncer ginecológico, quimioterapia e radioterapia, além de propiciar suporte psicológico, social, de fisioterapia, sem se esquecer obviamente, e de qualidade de vida.

‘Sei que esta é uma tarefa hercúlea, para muitos utópica. Tem uma citação de Platão que gosto muito e sempre a tenho em mente: ‘A Utopia é a forma da sociedade ideal, talvez seja impossível de realizar na Terra, mas é nela que um sábio deve depositar todas as suas esperanças (A República)’. É por isso que acreditamos, e lutamos para concretizar nossos sonhos’, assegurou.

Com a sua inauguração – em data a ser marcada após encontro entre o Superintendente do Instituto e a Diretora do HSPE -, haverá mudança de paradigma, uma vez que o Iamspe estará tratando de doenças afins num só complexo, com melhoria das condições de trabalho, racionalização da área física e incentivo maior às atividades técnico-científicas. E todas estas mudanças têm uma só finalidade: prestar à servidora pública estadual um tratamento de ponta, digno, como elas merecem.

‘Nossa idéia foi a de agilizar todo o processo, moroso muitas vezes. Porque quando o assunto é saúde, não pode haver demora. A saúde, assim como a doença, pede urgência. Por exemplo, a paciente fará uma colposcopia. Dependendo do resultado, ela poderá, se quiser, fazer a cirurgia a laser do colo do útero no mesmo dia, no próprio ambulatório. Também estará à sua disposição um trabalho de prevenção. O CRSMSPE será um supercentro. Esperamos que vocês o aprovem, e se apaixonem por ele assim como nós. Creio que este é o maior presente que poderíamos dar a vocês neste Dia Internacional da Mulher. Esperamos que gostem’, finalizou Maria Ângela.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

(LRK)