Saúde: Hospital Vital Brazil assiste a vítimas de animais peçonhentos

Instituição dispõe de orientação telefônica e pronto-atendimento 24 horas

dom, 06/07/2003 - 12h37 | Do Portal do Governo

Em quase 60 anos de funcionamento, o Hospital Vital Brazil (HVB) atendeu a mais de 90 mil pessoas vítimas de acidentes causados por animais peçonhentos. Fundado em 1945 o hospital presta assistência médica gratuita e dá orientação telefônica 24 horas por dia. Mantém equipe médica especializada e dez leitos para internos que necessitam de soroterapia.

Instalado dentro do Instituto Butantan, o HVB dispõe de serviço de pronto-atendimento, que além de esclarecimento diagnóstico, realiza consultas ambulatoriais. O hospital também dá continuidade aos estudos iniciados pelo médico Vital Brazil. Realiza pesquisa clínica e padronização de procedimentos terapêuticos para os acidentes causados por animais peçonhentos no Brasil. As principais linhas de pesquisa estão relacionadas à terapêutica dos acidentes com seres humanos causados por animais venenosos (serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas).

Escorpiões nas cidades

A diretora do hospital, Fan Hui Wen, informa que o número de atendimentos mantém-se estável nos últimos anos. Ela alerta que na periferia da capital tem havido vários registros de acidentes com escorpiões. “Esse animal adaptou-se ao processo de urbanização e tem sido encontrado em locais onde há acumulo de lixo”, explica.

“A gravidade do ferimento varia de acordo com o tipo do inseto, os escorpiões amarelos, por exemplo, são mais perigosos que os marrons, e com a idade do ferido”. Crianças menores de seis anos são mais vulneráveis ao veneno. “Este ano, o Estado registrou quatro óbitos de crianças vítimas de escorpiões amarelos, todas menores de cinco anos”, explica a médica. A recomendação no caso de picadas do inseto é fazer compressas mornas e ministrar analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde, onde será avaliada a necessidade ou não de soro.

Soros

Os soros antipeçonhentos são produzidos no Brasil pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). Toda produção é comprada pelo Ministério da Saúde que distribui para o País inteiro, por meio das Secretarias de Estado de Saúde. O soro está disponível em serviços de saúde e é oferecido gratuitamente aos acidentados.

Primeiros-socorros

Muitos procedimentos, embora não recomendados, são ainda amplamente empregados como medidas visando a retardar a absorção do veneno, principalmente no caso de picadas de cobras. Algumas dessas medidas, no entanto, podem trazer complicações para o ferido.

O que não fazer

  • Não amarrar o membro acometido. O torniquete ou garrote dificulta a circulação do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e não impede que o veneno seja absorvido.
  • Não cortar o local da picada. Alguns venenos podem provocar hemorragias e o corte aumentará a perda de sangue.
  • Não chupar o local da picada. Não se consegue retirar o veneno do organismo após a inoculação. A sucção pode piorar as condições do local atingido.
  • Não colocar substâncias como folhas, querosene e pó de café no local da picada, pois, além de não impedirem que o veneno seja absorvido, podem provocar infecção.
  • Não permitir que o acidentado beba querosene, álcool ou outras bebidas. Essas substâncias não neutralizam a ação do veneno e podem causar intoxicações.

    O que fazer

  • Manter o acidentado em repouso. Se a picada tiver ocorrido no pé ou na perna, procure manter a parte atingida em posição horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra.
  • Lavar o local da picada somente com água e sabão.
  • Levar o acidentado o mais rapidamente possível a um serviço de saúde. Quanto menor o tempo decorrido entre o acidente e o tratamento, melhor a possibilidade de a terapêutica surtir efeito.
  • O soro é o único tratamento eficaz nos acidentes causados por cobras venenosas.

    Hospital Vital Brazil
    Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo – SP
    Telefones: (11) 3726-7962 / 3726-7222 ramais 2002 ou 2000

    Da Agência Imprensa Oficial