Saúde: Hospital Maternidade Interlagos entrega novo banco de leite nesta quarta-feira

Capacidade de coleta de leite humano aumentará 38%

ter, 07/10/2003 - 17h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta quarta-feira, dia 8, às 9 horas, o novo banco de leite humano do Hospital Maternidade Interlagos, com capacidade para coleta de 80 litros de leite por mês, 38% a mais do que atualmente. O evento conta com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A nova ala do Hospital Interlagos, premiado pelo Unicef com o título de Hospital Amigo da Criança, terá sala de atendimento, sala de aula para atividades educativas e treinamento e áreas para retirada de leite, pasteurizacão e estocagem.

O local está equipado com três freezers, uma geladeira, dois pasteurizadores, duas centrífugas, um microondas e um resfriador de leite humano. A ala atual coleta 58 litros por mês. Com o setor reformulado haverá aumento de 38% na capacidade para coleta de leite humano, podendo-se chegar a 80 litros por mês. A entrega do novo banco de leite coincide com a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre 1º de 7 de outubro.

Até o fim do ano devem ser captados 30 mil litros de leite no Estado, o correspondente a 20% da capacidade total dos bancos_ 150 mil litros. São Paulo tem a maior rede de bancos de leite humano do país, com 48 unidades (13 estaduais). Em 2002 foram coletados 28.165 litros de leite, que beneficiaram 19.924 bebês cujas mães não podiam amamentar.

Leite Materno Delivery

O Hospital Maternidade Interlagos, além de ser referência no atendimento materno-infantil, é pioneiro em coleta de leite residencial através de serviço de motoboy.

As doadoras de leite desse hospital recebem orientações de funcionários sobre como retirar, armazenar e estocar o leite de forma apropriada na sua residência. A partir daí, recebem visitas semanais de motoboys, que encaminham o leite em caixas isotérmicas até o banco de leite do hospital.

É o primeiro sistema delivery de retirada de leite materno do país. O programa fornece os frascos, máscaras e toucas para cabelo. O leite recebido passa pelos processos de pasteurização, cultura microbiológica (verifica presença de microorganismos) e congelamento.

‘O aleitamento materno é de extrema importância para a saúde do bebê. Ações como a implantada no hospital Interlagos facilitam doações e, com a ajuda da população, auxiliam crianças’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os seis meses de vida iniciais.

O Hospital Maternidade Interlagos fica na rua Leonor Alvim, 211 – Jardim Leblon.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.