Saúde: Hospital Interlagos previne doenças sexuais com orientação gratuita a estudantes

Jovens aprendem no ambulatório da unidade e passam conhecimento em suas escolas

qui, 02/06/2005 - 22h48 | Do Portal do Governo

O Hospital e Maternidade Interlagos, da Secretaria de Estado da Saúde, está utilizando a informação como ferramenta para diminuir casos de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis entre os jovens da zona sul da capital. Trata-se do projeto “Jovens Multiplicadores”, um programa de orientação que atende gratuitamente adolescentes de escolas estaduais.

Uma equipe do ambulatório do hospital, formada por enfermeira, psicóloga e assistente social, se reúne uma vez por semana (sempre às segundas-feiras) com alunos do ensino médio e tira dúvidas sobre sexualidade, planejamento familiar, métodos contraceptivos, cuidados com o corpo e doenças sexualmente transmissíveis. Vinte adolescentes são atendidos em cada encontro.

Depois das orientações recebidas no hospital a missão desses jovens é transmitir o que aprenderam para a comunidade, principalmente aos colegas de escola. O objetivo é atingir pessoas de regiões distantes, longe dos centros urbanos, que não tem acesso à informação.

“É de grande importância que o hospital oriente os jovens da região, mostrando que a informação é essencial na hora de prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis”, afirma o diretor do hospital, Ricardo Gebrin.

Lançado há cerca de três anos, o projeto já “formou” aproximadamente 700 jovens multiplicadores, estudantes de 300 escolas da capital. O próximo encontro acontecerá nesta segunda-feira, 6 de junho, das 14h às 18 horas, no anfiteatro do ambulatório.

O Hospital e Maternidade Interlagos fica na rua Leonor Alvim, 211 – Interlagos.