Saúde: Hospital Guilherme Álvaro reduz pela metade espera por testes de hepatite C

Material coletado será processado no laboratório do próprio hospital, agilizando entrega de resultados a pacientes

sex, 03/06/2005 - 11h13 | Do Portal do Governo

O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, da Secretaria de Estado da Saúde, reduzirá pela metade o tempo de espera para resultado dos exames PCR qualitativo e quantitativo, que detectam a presença e a carga do vírus causador da hepatite C no sangue. A partir desta segunda-feira, 6 de junho, o material coletado em pacientes será processado no laboratório do próprio hospital e o resultado sairá em até 15 dias. Antes os exames eram encaminhados para São Paulo e tinham resultado em 30 dias.

Inicialmente, o laboratório terá capacidade para realizar cerca de 100 exames por mês. O hospital adaptou a área do laboratório, treinou os funcionários e adquiriu equipamentos e kits para que os exames sejam processados sem sair da unidade. Todos os pacientes atendidos precisam de encaminhamento médico.

‘Exames de PCR são fundamentais para orientar o tratamento dos pacientes. Por isso trouxemos esses testes para o laboratório do hospital, gerando mais rapidez, beneficiando a população de toda a Baixada Santista’, afirma o diretor da unidade, Alberto Bedulatti Cardoso.

O Hospital Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão, em Santos.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)