Saúde: Hospital Estadual Mário Covas tem mutirão para bebês prematuros neste sábado

Crianças serão examinadas a partir das 7h30

sex, 16/09/2005 - 11h05 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Mário Covas (em Santo André), da Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste sábado, 17 de setembro, das 7h30 às 15h, o ‘I Mutirão de Avaliação Multiprofissional de Prematuros Nascidos no HEMC’. Serão examinadas crianças que nasceram prematuramente (antes de 34 semanas e com menos de 2 quilos) entre outubro de 2002 e março de 2005 na unidade. A intenção é acompanhar a evolução de saúde das crianças.

A direção do hospital já entrou em contato com as 152 crianças prematuras deste período. Já confirmaram presença 80 delas. As crianças passarão por atendimento nas áreas de pediatria, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, neurologia, psicologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, assistência social e com equipe de enfermagem. Além disso, serão realizados exame de fundo de olho, avaliação auditiva e, se necessário, exames laboratoriais.
‘Crianças que nascem prematuramente têm maior predisposição às dificuldades escolares e motoras. Além disso, sofrem com problemas nutricionais e afetivos e são mais suscetíveis às doenças de primeira infância, como pneumonias, otites e bronquites. Por isso, este acompanhamento é de extrema importância’, explica a chefe da Clínica Neonatal do HEMC, Dra. Sandra Frota Gianelo.

Os problemas decorrentes da prematuridade são causados, principalmente, pela prolongada exposição do recém-nascido às medicações em fase precoce, ventilação mecânica durante a internação e ao próprio período de internação hospitalar. ‘Queremos tornar essa atividade anual, para que possamos prevenir ou tratar precocemente possíveis problemas’, acrescenta Dra. Sandra.

Está programada participação de 50 funcionários ou voluntários no mutirão. Os casos que necessitarem de tratamento e cuidados posteriores serão encaminhados aos serviços do próprio Hospital ou do município de origem.

O Hospital Estadual Mário Covas fica na rua Doutor Henrique Caldezzo, 321 – Bairro Paraíso, em Santo André.

Secretaria de Estado da Saúde