Saúde: Hospital Estadual de Sumaré realiza 1ª retirada de tumor cerebral com paciente acordado

Pós operatório comprovou sucesso da cirurgia

qua, 16/11/2005 - 16h21 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez um hospital do interior do Estado realizou com sucesso uma neurocirurgia para ressecção (extração) de tumor cerebral com paciente acordado. O Hospital Estadual de Sumaré, da Secretaria de Estado da Saúde, foi o responsável pelo procedimento de alta complexidade, realizado em setembro, com uma paciente de 29 anos, da cidade de Sumaré.

Depois da cirurgia, a paciente passou por uma série de avaliações pós operatórias, inclusive tomografias que comprovaram a eficiência do procedimento cirúrgico. O período, setembro a novembro, foi necessário para ratificação da cirurgia com os exames. A expectativa é que a partir de agora a cirurgia torne-se rotina no hospital.

Durante quatro horas, uma equipe formada por oito especialistas realizou o procedimento com equipamentos específicos para esse tipo de cirurgia, como ultra-som intra-operatório e neuroestimulador cerebral, que auxiliaram na extração de um tumor do tamanho de uma noz. A pessoa acordada auxilia na verificação de possíveis seqüelas e pontos a serem melhorados.

A paciente, que apresentava constantes dores de cabeça e risco de comprometimento da fala devido a expansão do tumor, hoje leva uma vida normal sem qualquer seqüela. A neurocirurgia foi coordenada pelos médicos Helder José Lessa Zambeli e Marcos Vinicius Calfat Maldaun. No Brasil, apenas alguns hospitais, como Sírio-Libanês e Albert Einstein, realizam esse tipo de procedimento.

‘A medicina a cada dia precisa se atualizar. E São Paulo está à frente do que há de mais moderno no Brasil. Essa cirurgia mostra isso’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde