Saúde: Hospital estadual de Santo André realiza mutirão de cirurgias pediátricas

De segunda a sexta da próxima semana serão atendidas 60 crianças que necessitam de procedimentos sem urgência

sex, 21/10/2005 - 17h50 | Do Portal do Governo

Até sexta-feira serão atendidas 60 crianças que necessitam de procedimentos sem urgência

O Hospital Estadual Mário Covas, de Santo André, da Secretaria da Saúde, realiza a partir da próxima segunda-feira, 24 de outubro, um mutirão de cirurgias em crianças. Sessenta operações, todas eletivas (não-urgentes), estão programadas até sexta-feira, 28 de outubro.

Gerenciado pela Faculdade de Medicina do ABC, o hospital irá operar os pacientes sempre das 7h às 13h, na área do Hospital Dia. As crianças, até 12 anos de idade, chegarão por volta das 6h para passar por avaliação prévia e verificar se estão aptas à realização do procedimento. Se liberadas, serão encaminhadas ao centro cirúrgico. Todas têm casos de hérnia umbilical, hérnia inguinal ou fimose.

‘As cirurgias são de pequeno para médio porte e não têm caráter emergencial. O mutirão servirá para que possamos reduzir a fila e agilizar o atendimento’, afirma José Luiz Ferreira Dias, médico da equipe de Cirurgia Pediátrica do Hospital Mário Covas.
Para o início de dezembro o hospital prepara outro mutirão, para praticamente zerar a fila.

Humanização
Para diminuir os níveis de estresse, o serviço de Psicologia do hospital e as voluntárias da AVCC (Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC) promoverão atividades de humanização nos períodos de pré, intra e pós-operatório.

O trabalho será realizado com crianças e seus acompanhantes. Para isso, serão disponibilizados brinquedos e material gráfico para pintura (desenhos), televisão e fitas de vídeo com histórias infantis, música e recreação com os ‘Doutores Cidadãos’ (grupo de voluntários que atua no Hospital), relaxamento dirigido (com crianças e acompanhantes) e histórias improvisadas com dramatização em grupo. Também serão utilizados conteúdos infantis na decoração e ambientação do espaço físico, para acolhimento das crianças no serviço hospitalar.

O Hospital Estadual Mário Covas fica na rua Doutor Henrique Caldezzo, 321 – Paraíso – Santo André.

Secretaria de Estado da Saúde