Saúde: Hospital Estadual de Diadema completa cinco anos com recorde de atendimentos

Centro de saúde oferece 272 leitos e registra aumento do número de cirurgias, serviços ambulatoriais e internações

ter, 08/11/2005 - 16h39 | Do Portal do Governo

Centro de saúde oferece 272 leitos e registra aumento do número de cirurgias, serviços ambulatoriais e internações

O Hospital Estadual de Diadema completou cinco anos em funcionamento. Nesse período, o número de atendimentos registrou expressivo crescimento. O total de cirurgias realizadas, por exemplo, passou de 2,4 mil em 2001 para 6,9 mil em 2004. Há 272 leitos (33 de UTI) e o centro de saúde atende 35 especialidades médicas. A expectativa para este ano é de que a unidade bata novo recorde. De janeiro a setembro foram realizadas 5,8 mil cirurgias.

Se for mantida a média mensal de 641 procedimentos, o ano será encerrado com 7,7 mil procedimentos. Os atendimentos ambulatoriais evoluíram 31% – de 90,5 mil em 2001 para 118,6 mil em 2004. As internações aumentaram de 6 mil no primeiro ano de funcionamento para 11,5 mil no ano passado – elevação de 90%.

O hospital introduziu conceitos de humanização e solidariedade no treinamento e na execução das tarefas de seus 1,2 mil funcionários. Instalado no coração do bairro Serraria, ao lado da favela Beira-Rio, desenvolve política de integração com a comunidade. Mantém horta comunitária e fornece espaço, sementes e materiais para que a população plante, colha e consuma legumes e verduras. Além disso, promove projeto social com a população carente na Escola de Artes, Ofícios e Computação (Eaoc). A escola, inaugurada em outubro de 2002, ofereceu aulas de reforço para 225 alunos do ensino fundamental, capacitou 131 mulheres no curso de corte e costura e ensinou artesanato para 372 jovens e adultos. Neste ano, mais de 60 estudantes do reforço escolar receberam aplicação de flúor e atendimento odontológico gratuito com a dentista dos funcionários do hospital.

Referência no ABC – Um médico divide o seu tempo entre o consultório e a quadra de esportes e ainda dá aulas de futebol, voluntariamente, para 30 crianças que participam do reforço escolar. Na ala da pediatria, a brinquedoteca garante a oportunidade de se entreter. No Projeto Cantinho da Beleza, pacientes têm acesso a corte de cabelo, pintura de unhas e maquiagem. De segunda a quarta-feira, são oferecidos livros e jornais para os pacientes que estão nos leitos. Os mais debilitados, ou que não sabem ler, ouvem histórias contadas pelos voluntários do Projeto Leia Comigo. ‘A união com a comunidade é de extrema importância. Jamais registramos casos graves de depredações ou violência’, ressalta o diretor-executivo da unidade, Mario Hideo Kono. ‘Além disso, com o expressivo número de atendimentos, cirurgias e consultas, o hospital conseguiu consolidar a relação com a comunidade e tornou-se referência em todo o Grande ABC’, finaliza.

Secretaria de Estado da Saúde