Saúde: Hospital Estadual de Bauru realiza primeiras consultas

Hospital oferecerá 290 vagas para internações, 35 para a UTI e o restante será distribuído entre berçário e leitos de apoio

ter, 29/10/2002 - 11h20 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 4, serão realizadas as primeiras consultas no Hospital Estadual de Bauru. O complexo médico dispõe de 388 leitos e vai ser administrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A decisão é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde e a autarquia. A informação está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 29.

O Hospital Estadual de Bauru oferecerá 290 vagas para internações, 35 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o restante será distribuído entre berçário e leitos de apoio. As consultas serão marcadas por meio de contatos telefônicos entre o Hospital e centros de saúde da região. Para o mês de novembro estão agendadas 912, nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia e pneumologia.

Em maio, serão adicionados, gradativamente, outros serviços, entre eles: anestesia, cardiologia pediátrica, cirurgia geral, vascular e plástica, gastroenterologia, infectologia e ortopedia. A previsão é atingir 7.568 atendimentos em outubro de 2003.

As internações terão início em março, estando previstos 112 atendimentos por mês. Até outubro o número se estenderá para 965 e, em abril de 2004, a expectativa é atingir 1.603 pessoas.

Os equipamentos hospitalares são novos, de última geração, e incluem as seguintes especialidades: angiografia digital, mamografia, radiologia, ultra-som colorido para cardiologia, ultra-sonografia e urologia. Os laboratórios dispõem instalações para exames de eletrocardiograma, eletroencefalogia e tomografia em 12 salas de cirurgia.

O terreno do Hospital abrange 39.700 metros quadrados. Desse total, 23.500 metros quadrados correspondem à área construída, dividida em quatro grandes blocos interligados. O primeiro abriga serviços administrativos, centros cirúrgicos e unidades especiais de internação. Os demais são ocupados com ambulatório, apoio diagnóstico e emergência, entre outros.

Administração da Unesp

O convênio celebrado repassa à universidade o gerenciamento do Hospital. Os recursos serão financiados pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e repassados à Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

A autarquia será responsável pela compra de material de consumo, medicamentos, equipamentos médico-hospitalares e contratação de pessoal. O Hospital Estadual de Bauru será estruturado de forma regional e hierárquica, em níveis de crescente complexidade. Os trabalhos serão realizados a partir de planos de atividades periodicamente atualizados.

O Sistema Unificado de Saúde (SUS) fará a avaliação de desempenho e qualidade dos serviços oferecidos à população. A atividade assistencial da Unesp se dividirá em quatro modalidades de atendimento: hospitalar, ambulatorial, emergencial e apoio diagnóstico e terapêutico.

No processo de internação, estão incluídos seguintes tipos de atendimentos:
· Complicações decorrentes do processo de internação e recuperação;
· Tratamento paralelo de moléstias que não sejam o motivo principal da internação;
· Medicação com remédios listados pelo SUS;
· Enfermagem;
· Alimentação enteral e parenteral;
· Assistência por equipe médica especializada, enfermeiros e auxiliares;
· Utilização do centro cirúrgico e anestesia;
· Uso de material descartável necessário para enfermagem e tratamentos;
· Uso de quarto compartilhado ou individual, de acordo com o SUS;
· Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se necessário;
· Sangue e hemoderivados;
· Fornecimento de roupas hospitalares;
· Procedimentos especiais de alto custo, como hemodiálise, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, endoscopia entre outros;

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial