Saúde: Hospital Estadual de Bauru promove seminário de Práticas em Gestão Hospitalar

Evento será nesta sexta-feira, dia 2

qui, 01/12/2005 - 11h21 | Do Portal do Governo

O seminário Práticas em Gestão Hospitalar programado para esta sexta-feira no auditório do Hospital Estadual Bauru ‘Arnaldo Prado Curvêllo’, encerra as comemorações de aniversário do HEB que no mês de novembro completou três anos de funcionamento.

Durante o evento, gestores de saúde terão oportunidade de trocar experiências sobre administração hospitalar com ênfase em gerenciamento de custos e qualidade.

As atividades terão início às 15h com a presença de representantes das Organizações Sociais de Saúde (OSS), que administram 17 hospitais estaduais em São Paulo.

O Hospital Estadual Bauru é uma dessas instituições. O modelo de gestão de OSS, implantado pela Secretaria da Saúde de São Paulo, vem sendo adotado por outros estados brasileiros como Pará, Bahia e Minas Gerais. O sucesso deste tipo de gestão, baseado no minucioso planejamento e administração de recursos, é resultado de parcerias entre governo estadual e entidades sem fins lucrativos. No caso do Hospital Estadual, a parceria envolve a Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – Famesp, que juntas administram a instituição.

A primeira parte da programação, que será dividida em blocos, será reservada para custos e traz as palestras ‘Cenário hospitalar e a influência da gestão de custos’ e ‘Gestão das Organizações Sociais de Saúde’. No bloco seguinte, haverá exposição da ‘Gestão de Atendimento em Ortopedia no Hospital Estadual Sumaré’, Criação do ‘E-Pront’ (o prontuário eletrônico do HEB), a ‘Parceria Público Privada dentro da Organização Social no Hospital Geral de Vila Alpina’ e ‘Captação e transplante de córneas: a experiência do HEB’.

No último bloco acontecem palestras voltadas para a gestão de qualidade e práticas de gestão, com representantes do Hospital Pirajussara/Diadema e do Hospital Geral Itapecirica da Serra.
Após cada apresentação haverá sessão de perguntas aos palestrantes.

Gestores de saúde interessados em participar do evento devem consultar a disponibilidade de vagas pelo telefone (14) 3103-7777 ramal 3293.

O Hospital Estadual Bauru fica na avenida Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100, N. Geisel.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.