Saúde: Hospital Estadual Bauru supera expectativa de atendimento no primeiro trimestre

De janeiro a março, foram realizadas 1.586 cirurgias

qua, 05/05/2004 - 11h09 | Do Portal do Governo

Nos primeiros três meses do ano, o Hospital Estadual Bauru Arnaldo Prado Curvêllo (HEB) atendeu em seu ambulatório, entre consultas e retornos, 23 mil pacientes. Foram 3.180 consultas novas em janeiro, total que saltou para 4.941 em março. Os retornos somaram 3.228 em janeiro e 4.612 em março.

Os números, apresentados à Secretaria da Saúde, demonstram que o hospital está trabalhando de acordo com o planejamento e, em alguns setores, superou a previsão da própria secretaria, segundo o diretor-executivo do hospital estadual, Emílio Carlos Curcelli. Dentre os setores que excederam as previsões de atendimento estão os de consultas ambulatoriais com aumento de 17%, exames laboratoriais 25% e radiologia que cresceu 26%.

De janeiro a março, foram realizadas 1.586 cirurgias: 424 ambulatoriais e 1.162 hospitalares. Houve um avanço de 37% nos procedimentos cirúrgicos do começo do ano até o final de março. Em relação aos exames, foram 62.129 nos primeiros três meses do ano, dos quais 49.924 foram realizados pelo laboratório de análises clínicas e mais 12.205 nas áreas de cardiologia e diagnóstico por imagem.

Serviços reconhecidos

No primeiro trimestre, o HEB realizou, ainda, 1.987 internações e 1.463 consultas de urgência referenciada (indicadas por outra unidade de saúde). Segundo Curcelli, o crescimento da demanda está associado à atuação acertada da instituição e é um importante indicativo da aceitação dos serviços prestados, reconhecidos e valorizados pela comunidade.

O HEB é um hospital-escola que atende em dois níveis: hospitalar e ambulatorial. Oferece estágio em regime de internato para estudantes de Medicina a partir do 5º e 6º anos. Desde Entrou em funcionamento em novembro de 2002, com a parte de ambulatório. No ano passado, ativou uma série de serviços médico-hospitalares, como clínica cirúrgica, pediatria e unidade coronariana.

Em março, com a inauguração da Unidade de Tratamento de Queimaduras, completou-se o ciclo de instalações. Agora, de acordo com Curcelli, o hospital deve se concentrar no aprimoramento dos serviços. “É uma fase de investimento em qualidade”, diz.

Sob gestão da Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o hospital estadual atende a 38 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde de Bauru, com uma população estimada de 1,1 milhão de habitantes. Tem 32 especialidades médicas e as mais procuradas são endocrinologia adulto, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, urologia adulto e reumatologia adulto.

O hospital estadual atende apenas ao SUS, sem nenhum tido de convênio. Dispõe de 318 leitos operacionais e outros 63 que serão postos à disposição na medida da demanda. Tem quase mil funcionários, dos quais 191 médicos, 93 enfermeiros, 345 técnicos e auxiliares de enfermagem e 50 outros profissionais de saúde, além de pessoal técnico-administrativo e de serviços gerais.

Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)