Saúde: Hospital Estadual Bauru realiza sua primeira captação de córnea

Unidade hospitalar, administrada pela Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp, preparou duas equipes

seg, 21/06/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Bauru Arnaldo Prado Curvêllo acaba de realizar a primeira operação de retirada de córnea para futuro transplante. O doador foi um homem de 51 anos, falecido no hospital. A córnea foi enviada ao banco de olhos de Marília, o mais próximo do município.

A unidade hospitalar, administrada pela Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp, preparou duas equipes de 16 profissionais. Uma atua na abordagem da família da pessoa que morreu, e a outra realiza o procedimento cirúrgico chamado enucleação, para retirar o globo ocular. Os profissionais são assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e oftalmologistas.

A captação é feita somente em casos de óbitos acontecidos no próprio hospital. A partir de julho, as córneas retiradas irão para o banco de olhos de Botucatu, em fase de instalação.

As doações beneficiam pacientes cadastrados numa lista estadual de espera por transplante. Os últimos dados da Secretaria da Saúde indicam que 5,1 mil pessoas aguardam pela operação.

Ação voluntária

A assistente social Elaine Cristina Marchis informa que sete pessoas da equipe (assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros) fizeram curso de capacitação em Ribeirão Preto. “É necessário saber como conversar com os parentes do doador, fazer com que eles entendam a importância dessa ação. Mas temos de deixar claro que é uma decisão voluntária da família”, explica Elaine. O parente responsável deve assinar um termo de autorização, padronizado pela secretaria.

Por enquanto, o Hospital Estadual Bauru retira córneas somente no período diurno. De acordo com o cronograma da equipe, a partir do mês que vem a equipe estará à disposição 24 horas por dia. A intenção é fazer a abordagem com as famílias em 100% das mortes ocorridas no local.

O hospital foi inaugurado há um ano e meio. Tem 311 leitos, 32 especialidades médicas e cerca de mil funcionários, entre eles 200 médicos.

SERVIÇO:
Hospital Estadual Bauru
Avenida Engenheiro Luís Edmundo Coube, 1-100
CEP 17033-360
Telefone (14) 3103-7777
Bauru – São Paulo

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)