Saúde: Hospital Estadual Bauru realiza mutirão para atender pacientes de otorrino

Pacientes terão de passar por avaliação médica

qua, 22/10/2003 - 11h10 | Do Portal do Governo

O laboratório de otorrinolaringologia do Hospital Estadual Bauru iniciou mutirão para atender às pessoas que aguardam consulta há muito tempo. A unidade de saúde, sob gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp, quer reduzir a lista de 800 adultos e crianças, inscritos no Sistema Único de Saúde (SUS), que esperam atendimento nessa especialidade há até três anos.

A medida foi adotada pela administração do hospital para resolver um problema apresentado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Bauru. Há aproximadamente dois meses, o promotor Lucas Pimentel de Oliveira informou aos diretores da unidade de saúde a respeito da existência desses pacientes inscritos. Assim, a administração procurou adaptar e antecipar o cronograma do ambulatório de otorrino, na tentativa de atender à demanda represada.

Nova avaliação

Semanalmente, os três especialistas em otorrino, Norimar Hernandes Dias, Rodrigo Bizeli e José Maria Pinto Neto, realizam em torno de 180 consultas e intervenções cirúrgicas. Eles são responsáveis pelo segundo maior volume de procedimentos ambulatoriais do hospital, depois da ortopedia.

Como a lista é antiga, os médicos informam que os pacientes terão de passar por nova avaliação para possível indicação cirúrgica, se necessária. O atendimento dessas pessoas será realizado quinzenalmente, aos sábados e às terças-feiras.

A princípio, estão sendo chamadas as crianças cadastradas com problemas de adenóide e amídalas. A previsão é que, depois dessa nova triagem, sejam realizadas oito cirurgias a cada sábado de mutirão. A especialidade de otorrinolaringologia trata casos que comprometem nariz (adenóide e cirurgia de desvio de septo nasal), faringe (amídala), ouvido e laringe (cordas vocais).

SERVIÇO
Hospital Estadual Bauru – Telefone (14) 3103-7777

Eleide Bérgamo
Da Assessoria de Imprensa do Hospital Estadual Bauru
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)