Saúde: Hospital Estadual Bauru inaugura Unidade de Apoio à Reabilitação Física

Cerimônia será nesta terça-feira, dia 23, às 18h30

ter, 23/11/2004 - 12h48 | Do Portal do Governo

Será inaugurada oficialmente nesta terça-feira, dia 23, às 18h30, a Unidade de Apoio à Reabilitação Física do Hospital Estadual Bauru ‘Arnaldo Prado Curvêllo’, sob gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp. A cerimônia será realizada na própria unidade que funciona no bloco 2, na área ambulatorial do hospital.

Desde julho o setor está em atividade, atendendo em média 70 pacientes por mês com fisioterapia na dispensação de órteses e próteses.

As próteses são aparelhos utilizados na substituição de alguma parte do corpo ausente ou que não esteja realizando suas funções de modo satisfatório, já as órteses auxiliam a função natural de algum órgão ou membro.

Anteriormente, a prescrição da órtese ou prótese e o acompanhamento dos pacientes após a colocação dos aparelhos eram feitos por fisioterapeutas do ambulatório da Direção Regional de Saúde – DIR 10. Aos poucos, esse serviço será desativado naquele ambulatório, passando a ser feito apenas no HEB.

O trabalho, realizado pela equipe de fisioterapeutas, sob coordenação da Profª. Dra. Mônica de Oliveira Gameiro, consiste na avaliação dos pacientes, encaminhados pela DIR-10, quanto à necessidade e tipo de aparelho indicado a cada caso.

Após analisar o estado do paciente, os fisioterapeutas encaminham a prescrição do equipamento à DIR-10 que fica encarregada de fazer a aquisição. Depois que a pessoa recebe o aparelho os fisioterapeutas atuam no acompanhamento desse indivíduo para que ele se adapte a nova realidade.

A avaliação do paciente leva em conta a preparação que ele precisa para receber a órtese ou a prótese. Se houver condições para a prescrição, os profissionais analisam as peculiaridades do caso de forma que o aparelho seja o mais adequado possível.

O perfil dos indivíduos atendidos na Unidade de Reabilitação Física é de pessoas que sofreram amputação de membros devido a acidentes, problemas vasculares ou diabetes, além dos pacientes neurológicos acometidos por paralisias, traumas radiomedulares, seqüelas de poliomielite), com problemas de locomoção.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa Hospital Estadual Bauru
Por Eleide Bérgamo

(LRK)