Saúde: Hospital do Servidor tem número recorde de exames

Em setembro foram efetuados 233,5 mil exames, totalizando 2 milhões de análises neste ano

sáb, 29/11/2003 - 18h13 | Do Portal do Governo

O Laboratório Clínico do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) fica mais ágil e bate recorde de realização de exames. Em setembro, foram feitos 233.516 exames, totalizando quase 2 milhões de análises neste ano. O aumento de desempenho se deve à redução de tempo de processamento laboratorial. Os resultados alcançados respondem à necessidade de atender à demanda do hospital que funciona 24 horas.

O diretor do HSPE, Sérgio Antônio Malaman, credita o desempenho ao potencial técnico da equipe do laboratório que tem capacidade param atender com tranqüilidade o volume considerável de requisições e manter reserva para o caso de possível aumento de serviços. Ele comenta que cada paciente ambulatorial passa, em média, por cinco exames, e os internados chegam a fazer 29.

“O Curso de Qualidade Total em Laboratório, que teve repercussão nacional, e o de Atualização em Pós-Graduação trouxeram diferencial aos profissionais que passaram a elaborar manuais de padronização e a caminhar para a obtenção do certificado de acreditação na área laboratorial”, observa Malaman.

Novas medidas

Medidas internas adotadas, há seis meses, contribuíram também para a conquista do recorde. Entre elas, a inclusão de mais um horário de coleta nas enfermarias. Antes, os funcionários recolhiam material dos pacientes internados às 6h30; e agora, outra equipe percorre os andares para nova colheita a partir das 10h30. A medida adiantou em 24 horas o resultado dos exames e tem evitado o atraso de possíveis altas.

Outra providência foi a ampliação do horário da coleta de exames dos pacientes ambulatoriais para até às 16 horas. “Isso porque, embora seja da cultura popular o hábito de fazer exames em jejum total, na verdade 99% deles podem ser realizados com abstinência de apenas quatro horas”, informa Malaman.

Inaugurado em 1961, o HSPE conta hoje com 800 médicos em 43 especialidades clínicas e cirúrgicas, atende aproximadamente 40 mil consultas ambulatoriais por mês, sem contar as 8 mil no Pronto-Socorro e as 1.900 internações.