Saúde: Hospital do Servidor Público realiza Campanha de Saúde Bucal

Serviço de Odontologia espera atender cerca de 2,2 mil pessoas

qui, 09/10/2003 - 10h19 | Do Portal do Governo

“De cada 10 habitantes no Brasil, seis possuem dentes com cáries”. Essa é a estatística revelada pelo Conselho Federal em Odontologia, segundo Dr. Júlio Barone, diretor do Serviço de Odontologia do HSPE. Ele observa que o índice diminuiu muito devido à melhoria da fluoretação da água, principalmente em São Paulo. Mesmo assim, a população carece de informações necessárias para evitar problemas dentários.

Pensando na qualidade de vida e na orientação quanto ao problema, o Serviço de Odontologia do Hospital do Servidor Público Estadual está realizando a Campanha de Saúde Bucal, aberta à população, desde o dia 6 de outubro, das 8 às 16 horas. Para o evento, foram montados quatro consultórios no saguão, em cima do Pronto-Socorro, no 2º andar, com doze dentistas residentes e onze titulares, além de seis auxiliares e secretárias, que avaliam as condições bucais, diagnosticam cáries, lesões periodontais, lesões de mucosa oral, entre outros.

Os pacientes que apresentarem problemas serão encaminhados para hospitais especializados e universidades públicas, caso não tenham direito ao HSPE.

Os pacientes internados não ficarão de fora da campanha. Seis dentistas estarão circulando pelo hospital examinando as diversas clínicas, bem como o s ambulatórios e até a creche. De acordo com o diretor do serviço, o maior índice de cárie está entre as crianças de 6 a 11 anos por consumirem muito doce e não terem uma higiene bucal adequada. “Vamos percorrer principalmente a pediatria e a creche do hospital onde se concentra maior número de crianças”, afirma o médico.

“Com essa campanha esperamos que diminua a incidência de cáries, de problemas gengivais, e principalmente de câncer bucal. Ele corresponde a 10% de todos os tipos de câncer que acometem a população e é perfeitamente curável quando diagnosticado precocemente”, conclui.

O Serviço de Odontologia espera atender cerca de 2,2 mil pessoas durante a campanha que termina amanhã (10).

SERVIÇO
Hospital do Servidor Público Estadual
Rua Pedro de Toledo, 1.800 – Ibirapuera

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE
Da Agência Imprensa Oficial