Saúde: Hospital do Servidor Público ganha espaço cultural

Inauguração será nesta quarta-feira, dia 14

qua, 14/05/2003 - 8h32 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganha um novo espaço cultural. Trata-se do corredor de vidro, que liga o Pronto Socorro ao saguão principal e que vai abrigar, todo mês, uma exposição diferente. A História do Cinema Brasileiro abre o espaço nesta terça-feira, dia 14 de maio, às 10 horas da manhã. A mostra é uma realização do Sistema de Bibliotecas Públicas, ligado a Secretaria de Estado da Cultura, com roteiro de José Inácio de Melo Souza e projeto gráfico de Ana Gouveia.

De acordo com o doutor José Antônio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, que está cuidando da exposição, o objetivo médico é obter uma ‘convalescença pela arte’, ainda que a exposição seja aberta tanto para pacientes como para os visitantes e funcionários.

Quem visitar a exposição poderá ter uma visão do cinema brasileiro ao longo dos anos, nos 20 painéis expostos. Eles retratam desde os ciclos regionais até o Cinema Novo, com citações de filmes de Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha.

Nos painéis, os visitantes poderão encontrar ainda informações sobre os pioneiros, como Paschoal Segreto; a pornochanchada feita na época da ditadura; o cinema marginal de Rogério Sganzerla e Júlio Bressane; entre outras informações.

Da Assessoria de Imprensa do HSPE

C.C.