Saúde: Hospital do Servidor Público Estadual precisa de doadoras de leite

Cerca de 20 litros estão sendo doados por mês, mas necessidade é de 60 litros

seg, 18/07/2005 - 12h31 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual/Iamspe, da Secretaria de Estado da Saúde, precisa de doações de leite materno. Com cerca de 20 litros doados por mês, o hospital está com seu estoque completamente baixo, já que a necessidade é de 60 litros mensais.

Além de salvar vidas, a doação de leite beneficia a doadora, que volta ao peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama, ovários e osteoporose e tem menos sangramento. Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês.

Entre a chegada do leite humano no setor e a liberação leva-se em torno de uma semana (tempo para os teste e pasteurização). A principal utilização do leite no Serviço de Neonatologia do hospital, para recém-nascidos prematuros.

As interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite do hospital de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, pelos telefones: 5088-8172 ou 5088-8247. A equipe do Banco de Leite do HSPE orientará a doadora sobre a coleta, armazenamento e conservação do leite. O alimento pode ser retirado na residência da doadora pela instituição.

O Banco de Leite está localizado no 1º andar do HSPE, rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

J.C.