Saúde: Hospital do Servidor Público Estadual precisa de doação de leite materno

Cerca de 12 litros estão sendo doados por mês, mas necessidade é de 60 litros

ter, 26/04/2005 - 18h22 | Do Portal do Governo

Cerca de 12 litros estão sendo doados por mês, mas necessidade é de 60 litros

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, está convocando mães em período de amamentação a auxiliarem seu Banco de Leite. Com cerca de 12 litros doados por mês, o hospital está com seu estoque completamente baixo, já que a necessidade é de 60 litros mensais.

Além de salvar vidas, a doação de leite beneficia a doadora, que volta ao peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama, ovários e osteoporose e tem menos sangramento. Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês. A principal utilização do leite no Serviço de Neo-natologia do hospital, para recém-nascidos prematuros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser a única fonte de alimentação de um bebê até os seis meses de vida. As crianças que passam por esse processo têm maior proteção contra doenças infecciosas. Em toda a rede estadual há 52 bancos de leite em funcionamento, onde as mulheres que estão em período de amamentação podem doar o leite excedente.

As interessadas na doação devem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 5088-8172 ou 5088-8247. O Hospital do Servidor Público Estadual fica na rua Pedro de Toledo,1800, zona sul da capital.

Da Secretaria da Saúde