Saúde: Hospital do Servidor Público Estadual ganha reforço de mais 80 voluntários

Passaram por um curso preparatório para conhecer o trabalho na instituição

qua, 13/08/2003 - 15h07 | Do Portal do Governo

Cerca de 80 novos voluntários passaram por um curso preparatório, realizado nesta segunda e terça-feira, dias 11 e 12 para informá-los sobre suas atribuições no Hospital do Servidor Público Estadual, além de conhecer um pouco sobre o trabalho da Instituição. Eles fora recebidos pelo Dr. Antonio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, coordenador do Programa de Humanização do Iamspe.

O corrdenador deu boas-vindas a todos os presentes, destacando a presença de um maior número de homens nesse novo grupo. “A maioria do corpo de voluntariado é feminino e é uma grata satisfação ver os homens se engajando nesse processo”, afirmou. Acrescentou que o Programa de Humanização é sustentado em quatro pilares e um deles é o do voluntariado. “Esse treinamento servirá para descobrir a aptidão de cada um nesse primeiro momento. As portas da Administração estão sempre abertas para vocês”, concluiu o Dr. Jordão.

Os outros três pilares a que se referiu, além do voluntariado, dizem respeito à humanização voltada ao funcionário que lida com o paciente, à filosofia da Convalescença pela Arte, que leva pacientes a exposições, concertos e outras atividades externas e, por último, à integração dos anteriores formando o quarto pilar.

Compuseram a mesa de abertura a Presidente da Associação dos Voluntários do HSPE, Therezinha Lemos, a Coordenadora do Curso de Voluntariado, Sueli Zungolo de Lima, a Gerente de Voluntários, Sandra Maria da Silva e o Gerente Clínico da Diretoria do HSPE, representando a Diretora, Dr. Gabriel Leopoldo e Silva.

A primeira palestra que os novos voluntários assistiram abordou o tema Introdução ao Voluntariado, proferida pelo Coordenador de Capacitação do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVV), Eduardo Braun Cravo. Ele também observou que havia um maior número de homens no grupo que acabava de chegar, dizendo que a mulher sempre foi maioria, pois aceita com mais facilidade novas tarefas. “Eu mesmo senti-me diferenciado no corpo de voluntários diversas vezes, mas fico feliz em ver que isso está mudando”, disse Eduardo.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE