Saúde: Hospital do Servidor oferece atividades e nova perspectiva de vida aos idosos

Mulheres são a maioria entre os 250 participantes do programa, que recebem também cuidados médicos

ter, 17/06/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

Otávio Nunes


Da Agência Imprensa Oficial

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) proporcionou ontem uma tarde alegre e festiva aos beneficiados pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI). Eles assistiram a um show da dupla Wilson e Marta, servidores aposentados de Pirassununga, e depois jogaram bingo. Foi mais uma da série de atividades que o programa realiza para pessoas da terceira idade, ex-funcionários públicos ou dependentes. Nos dias 24 e 25 participarão de uma festa junina.

No hospital, os idosos encontram ações preventivas contra doenças crônicas degenerativas comuns à idade e atendimento de profissionais nas áreas de geriatria, clínica médica, cardiologia, enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia e terapia ocupacional. Contam também com os serviços do ambulatório.

Diversas atividades

A assistente social e coordenadora do programa, Sandra Maria Silva, conta que a maioria dos idosos, 90% mulheres, que procuram o serviço chegam depressivas e chorosas, em virtude, principalmente, da solidão. “Em geral, são viúvas, com filhos casados e distantes, que precisam de ombro amigo para conversar e praticar alguma atividade. Embora sejam minoria, os homens também sentem falta de um bate-papo.” Hoje, são 250 idosos participantes.

Na terapia ocupacional, eles participam da Oficina de Memória. Sandra explica que os idosos são orientados a pesquisar determinados assuntos e fazer trabalhos, colagem de fotos e textos, sobre o tema. “É importante que o cérebro permaneça ativo.” Eles procuram informações em jornais, revistas e internet. Atualmente, montam painéis sobre países importantes da Europa e Ásia.

Artesanato é o melhor remédio

Na parte física, a dança denominada Sênior ensina movimentos que fortalecem os músculos. Essa atividade foi mostrada pelos idosos do PAI em eventos sobre terceira idade, realizados fora do hospital. Aprendem, ainda, noções de teatro, exercícios de educação física e desfrutam dos serviços de podólogos, principalmente para os diabéticos que, qualquer inflamação nas unhas, pode ocasionar sérios problemas à saúde. São oferecidas, também, sessões de massagem terapêutica.

Para quem tem habilidade nas mãos e paciência, o artesanato é o melhor remédio. Eles aprendem a fazer cadeirinhas e cestos com papel de jornal, palitos e pregadores de roupa. “Acompanho o programa desde o início e, quando vejo a alegria no rosto deles, sinto-me recompensada”, alegra-se Sandra.

Ampliando o círculo de amizades

Sebastiana Alves, de 81 anos, esposa de um servidor, freqüenta duas a três vezes por semana o espaço do idoso. Ela gosta mais da dança Sênior. “Aqui encontro amigos e atividades. Em casa, não paro de trabalhar, pois não consigo ficar sem fazer nada.” Dona Sebastiana costuma vir com o marido, Osvaldo, um ano mais velho que ela. Curiosamente, vivem juntos há 60 anos, mas se casaram faz poucas semanas.

A professora aposentada Edna Godoy, de 75 anos, vai quase todos os dias ao PAI. Viúva, com os dois filhos casados, mora sozinha. Por isso, o médico a aconselhou a ampliar seu universo de amizades. “Encontrei amigos com quem conversar, fazemos festas de aniversário, organizamos saídas.” Ela participa do grupo da Oficina da Memória encarregado de montagens sobre a Espanha e mostra orgulhosa a cartolina com imagens de igrejas daquele país.

Na semana que vem, os grupos mostrarão seus trabalhos e alguns idosos usarão roupas típicas do país pesquisado. “Já tenho roupa de espanhola e até castanholas”, antecipa dona Edna.

Serviço:
Servidores e dependentes idosos, interessados em participar do PAI, devem marcar entrevista na sala de atividades, no 1º andar do HSPE – Rua Pedro de Toledo, 1.800, Ibirapuera, São Paulo, SP.

(LRK)