Saúde: Hospital do Servidor inaugura novas instalações

Será nesta quinta-feira, dia 2

ter, 30/09/2003 - 17h48 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 2, às 10 horas, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganhará três novas instalações: o Pronto-Socorro Infantil, a Unidade Semi-Intensiva e o Centro de Diagnóstico e Terapêutica.

O Pronto-Socorro Infantil, instalado no 1º andar, oferecerá mais conforto para os pacientes e familiares, bem como para a equipe médica e de funcionários. Ele contará com quatro enfermarias com cerca de dez leitos – incluindo os de terapia intensiva – e seis consultórios, sala de inalação e medicação, sala de espera com TV e vídeo. Além disso, foram criados um fraldário e sanitários infantis adaptados ao tamanho das crianças.

O Pronto-Socorro Infantil será dividido, ainda, para o atendimento entre crianças e adolescentes. “Dispor de uma área específica para pacientes em faixas etárias diferentes faz parte da política de humanização do Iamspe, que sentiu a necessidade de adotar medidas e procedimentos que tragam resolução no atendimento médico e ofereçam um ambiente agradável e de tranqüilidade para os usuários”, afirmou o Superintendente do Iamspe, Dr. Milton Flávio.

Com o novo PS Infantil serão confortavelmente atendidos e mantidos em observação, por períodos de até no máximo de 48 horas, cerca de 270 pacientes por dia, totalizando 6.590 pacientes por mês.

Já o Centro de Diagnóstico e Terapêutica reunirá num mesmo local diversos serviços que passarão a oferecer maior conforto e qualidade de atendimento aos pacientes. Tais como: serviço de estomaterapia, exames de ultrassonografia e exames de endoscopia. Com eles, cerca de 90 pacientes/dia serão beneficiados com atendimento rápido, de boa qualidade e em local especialmente projetado e equipado.

A Unidade Semi-Intensiva foi inteiramente reformada e adaptada para agregar a UTI de Emergência, anteriormente instalada no Pronto-Socorro. Com a abertura da Semi-Intensiva, cerca de oito pacientes/dia serão beneficiados inicialmente, em razão da disponibilização de oito camas não computadas entre os leitos ativos do hospital, podendo esse número ser estendido até 18 camas.

Serão atendidos nela, pós-operatórios bem-sucedidos e pacientes de alta na UTI sem condições clínicas de transferência para unidades de internação, ou enfermarias comuns. A capacidade de atendimento dessa nova unidade está estimada em 100% de ocupação, com permanência média de até sete dias por paciente.

O Secretário da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata e o Presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, estarão no Hospital do Servidor para as inaugurações. A atriz Luana Piovani também foi convidada. No último dia 19, ela cedeu ingressos para que as crianças do Centro de Convivência Infantil e da Pediatria do Instituto assistissem à sua peça Alice no País das Maravilhas.

O HSPE fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800, portão 4.