Saúde: Hospital do Servidor faz mutirão para acabar com filas de ecocardiograma

Previsão dos médicos do HSPE é que 50 pacientes sejam atendidos todo sábado

ter, 18/11/2003 - 10h33 | Do Portal do Governo

O Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) iniciou sábado (16) um mutirão para apressar o atendimento dos pacientes que necessitam fazer ecocardiograma. O programa, que será realizado somente aos sábados, vai até 20 de dezembro.

O diretor da Cardiologia, Dr. João Aparecido Pimenta de Almeida, esclarece que “o serviço está acompanhando a filosofia da atual administração de reduzir o tempo de espera para consultas e exames e, por conseqüência, acabar com as filas nos ambulatórios”.

O Setor de Ecocardiograma realiza cerca de 700 exames por mês em pacientes internados e ambulatoriais. Os de enfermaria são prioridade e a média do tempo para realização do exame é de 24 horas. Pelo sistema de atendimento normal, a marcação para o paciente ambulatorial está condicionada à consulta de retorno já agendada.

“Com a abertura das vagas previstas nos mutirões de sábado, poderemos antecipar os exames que foram agendados para os dois primeiros meses de 2004, e o paciente que tiver consulta de retorno ainda este ano será convocado para o mutirão”, afirma o médico responsável pelo setor, Dr. Ricardo Carvalho Ladeira.

No local, comparecem pacientes de todas as especialidades médicas para complementação de diagnóstico. O exame, que é indolor, dura cerca de 30 minutos, dependendo da condição clínica do paciente. É indicado especialmente para avaliação dos portadores de doença coronariana, doença valvular cardícaca ou miocárdica. A previsão é de que sejam atendidos 50 pacientes por sábado, com agendamento para que não haja espera.

SERVIÇO
Setor de Ecocardiograma do HSPE – 2o andar do prédio do Laboratório
Telefone: 5088-8469 – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)