Saúde: Hospital do Servidor Estadual leva pacientes idosos à exposição de Picasso

Iniciativa faz parte do Programa de Humanização do Atendimento na instituição

sex, 05/03/2004 - 12h00 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira, dia 3, o Iamspe – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – levou 90 pacientes idosos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) para visitar a grande mostra do pintor espanhol Pablo Picasso, que está na Oca do Parque do Ibirapuera. A iniciativa faz parte do Projeto de Humanização do HSPE e visa fortalecer o convívio social e melhorar a resposta emocional dos pacientes em convalescença.

A animação começou logo pela manhã, com as pessoas se reunindo nas salas do Programa de Atenção ao Idoso – PAI, para receber os crachás de identificação. Em seguida, os participantes do passeio – a maioria formada por pacientes da cardiologia, endocrinologia, reumatologia, oftalmologia e reumatologia – embarcaram entusiasmados em direção ao Ibirapuera.

O clima era de alegria pois eles estavam deixando a internação, por algumas horas, para entrar no mundo da arte, que representa um grande estímulo à recuperação. Ainda mais tratando-se de uma oportunidade única: a de usufruir da beleza, informação e conhecimento proporcionados por esta exposição de sucesso.

Já na Oca, diante das 126 obras do mestre espanhol – entre elas pinturas, esculturas, cerâmicas, desenhos e colagens – os pacientes acompanharam tudo com vivacidade, ouvindo atentamente os monitores, que tentavam traduzir o que o artista quis transmitir ao espectador. Obras como as casas tristes de “Paisagem de Gasol”. Ou quadros que retratam a paz, como “Flautista e Mulher Adormecida”. Obras carregadas de magnetismo em suas cores, como o vermelho em “Tourada: a morte do Toureiro”.

Silenciosos – como que reverenciando o grande artista – os pacientes do Iamspe buscaram entender o sentido verdadeiro das obras expostas. Nesse processo, tiveram uma ajuda do próprio artista. Uma frase de Picasso, pintada no muro da Oca, deu o caminho das pedras: “A arte não é a verdade. A arte é a mentira que nos ensina a compreender a verdade”.

Maria Fernandes Soares de Azevedo, de 84 anos, que está com princípio do mal de Alzheimer, ficou muito feliz com a visita. Aposentada da Secretaria de Educação, ela disse que a exposição é um estímulo à vida. “Adorei a exposição. Achei a visita muito importante porque entusiasma, prende a atenção. Os quadros também são bonitos e, se houver outra exposição, faço questão de participar”, disse ela. Por sua vez, o ex-enfermeiro do Itesp, Amado Leite Ribeiro, de 72 anos, vai mais longe em sua análise. Para ele, a exposição é importante porque trata da cultura e isso faz parte da vida. Ele destacou o sentimento e a genialidade de Picasso, que aos 14 anos já era pintor qualificado. “Hoje em dia não há ninguém com esta qualidade, este talento, e que desperta a sensualidade como ele.”

Para o Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, superintendente do Iamspe, promover visitas como esta é sempre um motivo de alegria, já que proporciona convivência e oferece oportunidade única aos pacientes. “Muitos deles me disseram que foi a única vez que viram a arte de um talento como Picasso. Isso me deixa extremamente gratificado”, afirmou.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

(LRK)