Saúde: Hospital do Servidor amplia e renova convênios para atender paulistanos

Iamspe descentraliza atendimento e mantém parceria com 160 unidades de saúde em 150 cidades do Interior do Estado

ter, 21/09/2004 - 11h52 | Do Portal do Governo

Um novo convênio e a renovação de 12 contratos entre o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e hospitais filantrópicos e universitários do interior garantirão atendimento a mais de 61 mil servidores públicos estaduais, ativos e aposentados, em nove regiões do Estado. Os acordos prevêem repasses mensais para as unidades de saúde parceiras de R$ 614,6 mil, por 30 meses, totalizando R$ 18,4 milhões.

A ação faz parte do processo de descentralização de assistência médica ao funcionário. São mais de 160 contratos com entidades de 150 cidades paulistas. O novo integrante da rede do Iamspe, cujo contrato foi assinado junto com a renovação de outros 12, é o Consórcio da Alta Araraquarense, que prestará assistência aos servidores de Santa Fé do Sul. A administração do instituto pretende instituir a descentralização também na capital.

Para permanecerem parceiros, os hospitais passam por avaliações periódicas. Verifica-se, por exemplo, se a região necessita dos serviços prestados pela instituição, se a documentação permanece em ordem e se a unidade manteve o padrão de qualidade exigido pelo Hospital do Servidor. As fiscalizações são realizadas com visitas-surpresa por uma equipe técnica do Iamspe às instituições associadas.

70 mil internações em 2003

As unidades conveniadas se comprometem a oferecer aos servidores atendimento de pronto-socorro, ambulatórios, exames, internações e procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas. Além de permitir que as pessoas sejam atendidas na região em que vivem, a iniciativa pretende evitar a superlotação no Hospital do Servidor Público, na capital. “O Iamspe tem melhorado a assistência que presta ao funcionário. Os últimos anos foram dedicados a reformar, recuperar e reativar leitos do hospital”, afirmou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas.

Com mais de mil vagas disponíveis, registrou, no ano passado, 70 mil internações, das quais 40 mil no interior; e 2 milhões de consultas, sendo 1,2 milhão nos municípios paulistas. Números superiores aos de 1995, quando tinha menos de 500 leitos e realizava cerca de 500 mil consultas e 26 mil casos de internação por ano. Além de um novo parceiro, na mesma cerimônia o hospital recebeu reforço para a frota de ambulâncias. Os três novos carros ajudarão na ampliação do atendimento domiciliar, que auxilia mais de mil pacientes em suas residências.

Entidades que renovaram convênio

Região de Araçatuba Estimativa de usuários
Associação Beneficente de Bilac 1.000
Sociedade Beneficente de Castilho 450
Região de Botucatu
Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da Unesp 25.000
Região de Barretos
Hospital São Jorge 5.500
Região de Franca
Santa Casa de Misericórdia de São Joaquim da Barra 3.000
Região de Marília
Santa Casa de Tupã 2.800
Santa Casa de Oswaldo Cruz 3.000
Região de Piracicaba
Hospital São José 2.000
Região de Presidente Prudente
Hospital e Maternidade de Rancharia 2.250
Região de São José do Rio Preto
Santa Casa de Misericórdia de Nova Granada 520
Consórcio da Alta Araraquarense – Santa Fé do Sul 900
Santa Casa de Misericórida de Tanabi 320
Região de São José dos Campos
Instituto das Pequenas Missionárias Maria Imaculada 15.000

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)