Saúde: Hospital do Câncer de Barretos recebe credenciamento do SUS para cirurgia por videolaparoscop

O método cirúgico é mais benéfico ao paciente

seg, 30/06/2003 - 17h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde credenciou junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) o Hospital do Câncer de Barretos (Fundação Pio XII) para a realização de procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia.

O credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, dia 27. A partir de agora, o hospital realizará o serviço gratuitamente à população de sua região, recebendo repasse do SUS.

A videolaparoscopia é um método cirúrgico em que se fazem pequenos cortes, três ou quatro, através dos quais se introduz uma mini-câmera, por onde serão transmitidas as imagens de dentro da barriga para um monitor. Isso permite que o cirurgião, com duas ou três pinças, trabalhe e acompanhe a imagem pelo monitor.

Hoje em dia, várias cirurgias são realizadas por videolaparoscopia, como a retirada da vesícula biliar e do apêndice. Esse novo método trouxe muitas mudanças para a cirurgia atual. Uma, muito importante, é o mínimo de agressão para o paciente, diminuindo com isso a dor pós-operatória, o tempo de internação, o período de recuperação após a cirurgia e a volta mais rápida às suas atividades diárias e ao trabalho.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.