Saúde: Hospital de Taubaté passa a atender a região do Vale do Paraíba

Depois da reforma, Hospital de Taubaté contará com 260 leitos

ter, 03/08/2004 - 11h13 | Do Portal do Governo

Em abril, o quadro do Hospital Regional do Vale do Paraíba (antigo Hosic), em Taubaté, era trágico: salas, leitos e corredores estavam em péssimas condições; encanamentos e fios elétricos precisavam ser trocados; a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava desativada e as cirurgias suspensas; faltavam medicamentos e equipamentos descartáveis. Funcionava apenas o atendimento ambulatorial, de forma precária. O hospital acabou sendo interditado.

A Secretaria de Estado da Saúde, que passou a administrar o hospital no final de maio, designou a Sociedade Assistencial Bandeirantes como gestora da instituição. Agora, os funcionários trabalham uniformizados, uma equipe de segurança garante a organização do local e um ouvidor foi contratado.

Dois andares do prédio (com 23 quartos cada um), que atendiam os pacientes do SUS, continuam interditados, pois ainda não apresentam condições de funcionar. Mas as dependências estão sendo reformadas.
Para garantir que os moradores da região voltassem a ser atendidos, os pacientes do SUS foram acomodados nos andares que antes atendiam aos convênios e particulares. A direção do hospital está tentando retomar os atendimentos de convênio.

O hospital oferece 35 leitos de cirurgia e 30 de clínica médica. Outros 14 leitos estão na Unidade de Terapia Intensiva. São atendidos pacientes em diversas especialidades de cirurgia, como neurologia, oncologia, ortopedia, geral, nefrologia, urologia e ginecologia. Na clínica, pacientes têm atendimento de infectologistas, oncologistas, clínicos gerais, hematologistas e nefrologistas.

O hospital receberá mais dez leitos de UTI e dez leitos de psiquiatria. O Estado investiu R$ 3 milhões para a reforma. A proposta final é de 260 leitos, sendo 90 de clínica médica, 150 de clínica cirúrgica e 20 de UTI.

Valentim Aparecido Biazotti, diretor-administrativo do hospital, explica que parte do orçamento deverá ser utilizado para compra de novo equipamento de tomografia. Atualmente, o hospital tem dois aparelhos, sendo que um não funciona há 5 anos. Ele estima que o novo aparelho custe aproximadamente US$ 500 mil.

Uma equipe da secretaria acompanha a gestão da Sociedade Assistencial Bandeirantes, que envia planilhas de receitas e despesas. O monitoramento das atividades do novo hospital é feito rigorosamente. Egle Luiz Lopes Sandini, coordenadora da Central de Regulação, conta que os médicos estão mais próximos. “Decidimos juntos os casos que devem ser atendidos prioritariamente. Nós, da secretaria, temos o conhecimento médico e técnico, mas não conhecemos os pacientes como os profissionais que os atenderam”. A Central de Regulação, entre outras atividades, é responsável pela autorização prévia para realização de exames.

Dividindo esforços

O município de Taubaté conta também com o Hospital Universitário (HU), ligado à Universidade de Taubaté (Unitau). Segundo Nádia Maria Magalhães Meireles, da Diretoria de Saúde de Taubaté, trabalha-se para que os dois hospitais atuem de forma complementar. Ou seja: procedimentos de média complexidade deverão ser efetuados pelo HU, enquanto os de maior complexidade serão de competência do Regional.

Não há interesse, por exemplo, que o Hospital Regional passe a fazer partos. A maternidade está sendo utilizada como clínica cirúrgica. O berçário deverá ser desmontado em breve, para dar lugar a novos serviços. O HU, com mais de 150 leitos disponíveis, é capaz de atender todas as gestantes da cidade.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial