Saúde: Hospital de Diadema recebe certificado de qualidade

Certificação da ONA já foi concedida a três hospitais da rede estadual

sex, 11/07/2003 - 14h05 | Do Portal do Governo

Três dos quinze hospitais que já receberam título da Organização Nacional de Acreditação (ONA) são da Secretaria

Mais um hospital estadual paulista recebeu o certificado de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade vinculada ao Ministério da Saúde. Agora foi a vez do Hospital Geral de Diadema, que se juntou aos hospitais estaduais de Pirajussara e Sumaré, em 4 de julho. Essas três instituições fazem parte da lista de apenas quinze hospitais que já receberam o título da ONA.

A ONA confere este certificado, de acreditação, após avaliar um conjunto de padrões previamente estabelecidos, visando aprimorar a qualidade da assistência à saúde no País. Para receber o certificado de qualidade os três hospitais estaduais passaram por avaliações em diversos setores, como limpeza, materiais e estrutura no atendimento da pediatria, maternidade, laboratório, ultra-sonografia e radiologia. O atendimento ao paciente também foi analisado.

Os três hospitais estaduais que receberam a acreditação são gerenciados por organizações sociais, um modelo que vem sendo adotado pelo governo estadual e tem dado muito certo. ‘O certificado mostra que o trabalho no hospital é bem feito. É o reconhecimento da qualidade oferecida à população. Para oferecer o título, a ONA avalia todos os setores do hospital’, afirma o diretor do hospital de Diadema, Nacime Salomão Mansur.

O Hospital Geral de Diadema foi inaugurado em 2000. Com 270 leitos, atende pessoas dos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O hospital é gerenciado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Da Secretaria estadual da Saúde