Saúde: Hospital das Clínicas usa novo software para cirurgias ortopédicas

Programas foram doados por empresa alemã por meio de um acordo de cooperação científica

seg, 17/02/2003 - 11h04 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do HC


O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC), único hospital da América Latina que utiliza computadores de alta precisão para cirurgias de implantação de próteses no joelho, possui agora dois software para a colocação de próteses no quadril e na reconstrução do ligamento anterior do joelho.

Os programas foram doados pela empresa alemã Aesculap por meio de um acordo de cooperação científica com o instituto. A mesma empresa doou em 99 um computador Orthopilot, utilizado pelos cirurgiões do HC no implante de cerca de 100 próteses de joelho.

O equipamento possui um sistema de rastreamento ótico orientado por raios infravermelhos que transmitem para a tela do computador, em tempo real, a posição exata dos ossos e articulações do paciente, além dos instrumentos cirúrgicos. Em seguida, calcula o posicionamento correto da prótese, com margem de erro menor que um grau. Contando apenas com a habilidade humana, esta margem sobe para até cinco graus.

Para o Dr. Roberto Mota, ortopedista do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia, a exatidão na colocação da prótese é fator determinante para sua durabilidade. “As cirurgias tornam-se minimamente invasivas, pois não são necessárias grandes incisões para uma boa visualização. Os riscos são menores e a recuperação mais rápida”.

Com os novos softwares, o Orthopilot pode orientar cirurgias de implante de próteses no quadril, geralmente necessárias em pacientes com artrose. Também beneficia pessoas com problemas no ligamento anterior do joelho, causados principalmente por lesões durante a prática de esportes.

No caso das próteses, o procedimento dispensa a introdução de hastes na medula óssea, diminuindo a probabilidade de embolias (obstrução de vasos sangüíneos, que podem causar entupimento de veias pulmonares). Outras vantagens são a redução do tempo de cirurgia e a menor exposição à radiação, já que os raios infravermelhos dispensam o uso do raio-X.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do HC