Saúde: Hospital das Clínicas treina enfermeiros da Rede Básica de Saúde

Profissiionais de 31 municípios da região de Botucatu participaram do curso

qua, 22/09/2004 - 12h03 | Do Portal do Governo

Profissionais de enfermagem das unidades de saúde dos 31 municípios da região de Botucatu (Diretoria Regional de Saúde XI) participaram, hoje, da segunda etapa do Projeto de Descentralização para a Rede Básica de Saúde. O programa, promovido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp, tem por objetivo treinar, de forma continuada, os enfermeiros das unidades básicas em procedimentos de pequena complexidade, evitando com isso o afluxo desnecessário de pacientes à rede hospitalar.

Segundo as coordenadoras do evento, muitos pacientes saem de municípios distantes para vir ao HC da Unesp, por exemplo, para fazer um curativo, trocar uma bandagem ou tirar pontos de sutura, atendimentos que poderiam ser dispensados pelos enfermeiros das unidades básicas, em suas cidades de origem.

Da segunda etapa do programa, desenvolvida durante todo o dia de hoje, no anfiteatro da Faculdade de Medicina, participaram 115 profissionais de enfermagem que atuam na rede pública de atenção básica da Diretoria Regional de Saúde XI, sediada em Botucatu.

Da Assessoria de Imprensa do HC – Botucatu

M.J.