Saúde: Hospital das Clínicas terá unidade de isolamento para pacientes de tuberculose e SARS

Com sistema que impede a propagação de doenças respiratórias, unidade será inaugurada no dia 31

qui, 24/03/2005 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugura no dia 31 de março (quinta-feira), unidade de isolamento para pacientes graves portadores de doenças transmitidas por via respiratória, como tuberculose e SARS – Síndrome Respiratória Aguda Severa -, mais conhecida como pneumonia asiática.

Construída nas dependências da ala de internação da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, a unidade apresenta três quartos, com câmaras independentes e sistema de pressão negativa do ar, cuja função é impedir a propagação da contaminação para as áreas vizinhas.

O sistema permite a descontaminação do ar no interior dos quartos, por intermédio de filtros de alta eficácia, antes de ser descartado para a atmosfera, além de sua renovação constante. Todo o processo é monitorado por manômetros eletrônicos digitais individuais. Caso ocorra perda de pressão negativa, os alarmes sonoro e visual serão acionados.

Para a execução das obras, a Unidade de Terapia Intensiva da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias foi totalmente reformada. Os quartos de isolamento também receberam visores de um metro de altura cada, para total assistência aos pacientes.

A tuberculose é uma doença grave que se propaga pelo ar. Causada pelo bacilo de Koch, a enfermidade tem tratamento mínimo de seis meses e não pode ser interrompido.

A Divisão de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas atende, em média mensal, 3.252 pacientes. Desses, 166 são portadores de tuberculose.

Os sintomas da doença são tosse ininterrupta há mais de três semanas, febre vespertina, perda de peso e suor noturno. Ao aparecimento de qualquer sinal, os médicos recomendam procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Segundo dados do Ministério da Saúde, morrem anualmente cerca de cinco mil pacientes com tuberculose no Brasil.

Instituto Central do Hospital das Clínicas
Assessoria de Imprensa

Fone: (11) 3069-6551

(LRK)