Saúde: Hospital das Clínicas realiza pesquisa sobre síndrome do pânico e disfunção sexual

Estudo é coordenado pelo Instituto de Psiquiatria do HC

qui, 18/07/2002 - 14h47 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) está realizado uma pesquisa sobre síndrome do pânico e disfunção sexual. O trabalho é coordenado pelo Ambulatório de Ansiedade (Amban) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC. Segundo o responsável pelo estudo, psiquiatria Marcionilo Laranjeiras Neto, 50% dos pacientes com transtorno do pânico têm também algum tipo de disfunção sexual.

Há dois anos, ele acompanha cerca de 70 pacientes. Divididos em grupos, eles são submetidos a dois tratamentos distintos: um só com medicamentos (já amplamente utilizados e bem estabelecidos) e outro com psicoterapia cognitiva comportamental. A idéia é comparar, além da função sexual, questões como ganho de peso e perfil metabólico (glicemia, colesterol, etc). O ambulatório está aberto a novos pacientes com idade entre 18 e 65 anos. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (0XX11) 3069-6988.

Síndrome do pânico

Síndrome do pânico é o transtorno é caracterizado por ataques de pânico inesperados e recorrentes. Na maioria dos casos, está associado a fatores ambientais como situações de alcoolismo na família, maus tratos, estresse pós-traumático, além de predisposição genética.

Os principais sintomas são: palpitações ou ritmo cardíaco acelerado, suor excessivo, tremores ou abalos, sensação de falta de ar, sufocamento, aperto na garganta, tontura, vertigem, desmaio, dor ou desconforto no peito, náusea. Outras reações registradas são medo de perder o controle e enlouquecer, sensações de irrealidade ou de estar distante de si mesmo, medo de morrer, calafrios ou ondas de calor.