Saúde: Hospital das Clínicas realiza palestra gratuita sobre câncer de intestino

Hoje é o 'Dia Nacional de Combate ao Câncer'

qua, 27/11/2002 - 8h14 | Do Portal do Governo

A prevenção do câncer de intestino (colo-retal) é tema da campanha ‘Fique de Olho’, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Proctologia para o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado nesta quarta-feira, dia 27.

Médicos e profissionais de saúde irão reservar parte de suas consultas para orientar os pacientes sobre a doença. Também estão sendo distribuídos folhetos e veiculada publicidade a respeito.

A campanha tem o apoio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, por intermédio da Divisão de Clínica Cirúrgica II e do Serviço de Coloproctologia do Instituto Central.

Uma palestra gratuita será realizada no teatro da Faculdade Medicina da USP, às 12 horas. Profissionais da Disciplina de Coloproctologia estarão à disposição do público.

O câncer do intestino é a terceira causa de morte no mundo e a quinta no Brasil. No entanto, a doença possui grandes possibilidades de cura quando detectada em seu estágio inicial.

Pessoas com mais de 50 anos devem realizar anualmente exames preventivos, incluindo o toque retal e a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Quem possui antecedentes na família, deve começar estes procedimentos aos 40 anos.

Os sintomas do câncer colo-retal demoram a surgir. São manifestações comuns, nem sempre associadas à doença, como diarréia, constipação intestinal, dor no adbome, emagrecimento repentino, fraqueza e anemia.

Além dos exames, a prevenção envolve a adoção de hábitos saudáveis. É essencial alimentar-se adequadamente, praticar exercícios físicos, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Data: Quarta-feira, dia 27 de novembro de 2002
Horário: 12 horas
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Arnaldo, 455