Saúde: Hospital das Clínicas realiza mutirão contra catarata

Evento será realizado sábado, dia 3

qua, 31/03/2004 - 13h18 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realizará neste sábado, dia 3, das 8h às 12 horas, mais um mutirão para detectar casos de catarata e agendar cirurgias. Os interessados, com idade acima de 50 anos, devem comparecer à avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 (Prédio dos Ambulatórios, em frente ao Incor), com RG e CIC. O atendimento e as cirurgias são gratuitos.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’ . O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’.

Apesar de ser curável, ainda existem no mundo quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata. Muitos não operam por desinformação ou dificuldades de locomoção.

No HCFMUSP as campanhas de cataratas se repetem a cada três ou quatro meses, sob a responsabilidade da Clínica Oftalmológica, cujo titular é o professor Newton Kara José. São mobilizados todos os médicos da especialidade, inclusive residentes, num trabalho que envolve mais de cem profissionais. A campanha conta também com a colaboração da Associação dos Voluntários do HC e da equipe da Divisão de Arquivo Médico, entre outros profissionais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde