Saúde: Hospital das Clínicas realiza mais uma Campanha de Catarata

Mutirão será neste sábado, dia 24, das 7 às 12 horas

sex, 23/07/2004 - 14h50 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 24, o Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irá promover mais uma Campanha de Catarata e Degeneração Macular Relacionada à Idade, voltada à população carente da cidade de São Paulo, com mais de 50 anos de idade. O atendimento, gratuito, será das 7 às 12 horas, no Prédio dos Ambulatórios, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 (em frente ao prédio do Incor), bairro Cerqueira César.

Os interessados deverão comparecer ao Instituto Central do Hospital das Clínicas munidos de CPF e RG. Eles serão submetidos a uma primeira triagem. As pessoas que forem diagnosticadas com catarata realizarão, no mesmo dia, todos os exames oftalmológicos. Também sairão do hospital com data já marcada para a cirurgia.

Na última campanha, realizada em maio/04, o ICHC atendeu 3 000 pessoas. Dessas, 600 apresentavam catarata. Para o atendimento no sábado, a Divisão de Clínica Oftalmológica mobilizará 240 profissionais da saúde, dos quais 160 são médicos.

O Instituto Central informa ainda que não há necessidade de pernoitar na fila, pois todos que chegarem ao hospital entre 7 e 12 horas serão atendidos.

O que é Catarata

É o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O Cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Por esse motivo dizem que ela vai ‘amadurecendo’.

É um tipo de cegueira curável. No entanto, existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata em todo o mundo.

Usar colírio não ajuda na cura da catarata. O único jeito da pessoa voltar a enxergar é através do tratamento cirúrgico. Na maioria dos casos, não é preciso ficar internado no hospital.

Mais informações: (0xx11) 3069-6000 / 3069-6246

Da Assessoria de Imprensa – Instituto Central do Hospital das Clínicas