Saúde: Hospital das Clínicas realiza mais uma Campanha de Catarata

Atendimento será realizado no dia 22 de maio das 7h às 12h

qui, 13/05/2004 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), irá realizar no dia 22 de maio, sábado, das 7h às 12 horas, mais uma etapa da Campanha de Catarata e Degeneração Macular Relacionado à Idade, para diminuir o número de cegos na população mais carente da cidade de São Paulo. O atendimento será no Prédio dos Ambulatórios, em frente ao Incor, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar.

O que é catarata?

É o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Por esse motivo dizem que ela vai ‘amadurecendo’.

É um tipo de cegueira curável. Apesar disso, no mundo todo ainda existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata.

No dia 22 de maio os pacientes deverão vir ao HC munidos de CPF e RG. Após serem submetidos a triagem, os diagnosticados com catarata realizarão todos os exames oftalmológicos e no mesmo dia será marcada a cirurgia. Não há necessidade de pernoitar na fila, pois todos serão atendidos.

Para facilitar o acesso dos interessados haverá um posto de triagem no Poupatempo Itaquera, localizado na estação Corinthians Itaquera do Metrô.

Da Assessoria de Imprensa do HC-FMUSP