Saúde: Hospital das Clínicas realiza mais uma Campanha contra a Catarata

Será neste sábado, dia 12, com atendimento gratuito das 7 às 12 horas

sex, 11/07/2003 - 9h13 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo realizará neste sábado, dia 12, mais uma etapa da Campanha contra a Catarata, com atendimento gratuito das 7 às 12 horas. As pessoas passarão por triagem e se o diagnóstico apontar a presença da doença no mesmo dia será marcada a cirurgia. Os interessados deverão levar CPF e carteira de identidade. A direção do HC assegura que não há necessidade de as pessoas pernoitarem na fila, pois todas serão atendidas. Haverá também um posto de triagem no Poupatempo Itaquera, na estação do Metrô.

O médico do Instituto de Oftalmologia do HC, Bráulio Oliveira, informa que haverá aproximadamente 150 profissionais à disposição do público. ‘Temos notado, nas diversas campanhas que temos feito, que em média 10% dos atendidos apresentam catarata em níveis variados de evolução.’ Ele explica que a doença, embora cause cegueira, é facilmente tratável. ‘Até mesmo quando o paciente perdeu a visão é possível recuperá-la. Desde que não tenha outra doença nos olhos.’

As moléstias, diz o especialista, em que a volta da visão é muito mais difícil são glaucoma e problemas na retina. A operação da catarata, caracterizada como simples, dura em média 50 minutos.

Cristalino

Catarata é o embaçamento de parte do olho. Essa região é chamada de cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando fica totalmente embaçado provoca cegueira. A perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou os dois olhos. Por deixar a pessoa cega aos poucos, o povo diz que vai ‘amadurecendo’. Mesmo curável, no mundo ainda existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata.

Mais informações pelos telefones (11) 3069-3727 / 3069-7217.

(LRK)

Leia Também:

  • Secretaria e Metrô promovem campanha contra a catarata