Saúde: Hospital das Clínicas realiza mais uma campanha contra a catarata

Será no próximo sábado, dia 1º de fevereiro

qui, 30/01/2003 - 8h22 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realizará no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, das 7 às 12 horas, mais uma Campanha de Catarata. O atendimento será realizado no Prédio dos Ambulatórios, que fica na Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155, em frente ao Incor. Haverá triagem também no Poupatempo Itaquera.

Serão mobilizados todos os médicos da Clínica Oftalmológica, num trabalho que envolve mais de cem profissionais sob a coordenação do professor Newton Kara José, titular da especialidade.

Todos os pacientes que comparecerem ao Hospital das Clínicas, portando CPF e RG, serão submetidos a exames. Os que tiverem a doença comprovada terão cirurgia marcada. Nenhum tipo de pagamento é exigido e não é necessário chegar de madrugada, pois todos serão atendidos.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que normalmente é transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’ . O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’.

Apesar de ser curável, ainda existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata no mundo todo. Muitos não operam por desinformação, outros por conformismo, ou ainda por dificuldades de locomoção.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do Hospital das Clínicas