Saúde: Hospital das Clínicas realiza mais uma campanha contra a catarata

Atendimento será neste sábado, dia 19, das 7 às 12 horas

qui, 17/10/2002 - 14h15 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) realiza neste sábado, dia 19, mais uma etapa da Campanha de Catarata e Retinopatia Diabética. O objetivo é reduzir o número de deficientes visuais na população mais carente da Capital.

No dia da campanha, os pacientes serão triados e aqueles com diagnóstico de catarata realizarão os exames oftalmológicos necessários, sendo marcada a cirurgia de imediato. Para serem atendidos, os pacientes deverão apresentar CPF e RG. O atendimento será das 7 às 12 horas.

Não há necessidade de pernoitar na fila, pois todos serão atendidos. Para facilitar o atendimento, o Hospital das Clínicas está montando um posto de triagem no Poupatempo Itaquera (localizado nas estação do Corinthians-Itaquera do Metrô).

Catarata

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado advém a cegueira.

O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. Normalmente, a catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Apesar de ser um tipo de cegueira curável, ainda existem no mundo todo quase 20 milhões de pessoas cegas de catarata.

Data: Sábado, dia 19 de outubro de 2002
Horário: Das 7 às 12 horas
Local: Hospital das Clínicas – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 255, Cerqueira César – São Paulo-SP.