Saúde: Hospital das Clínicas realiza campanha contra a catarata

Será neste sábado, dia 31

seg, 26/01/2004 - 14h44 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP promove, neste sábado, dia 31, das 8h às 12h, mais uma campanha contra a catarata. Os pacientes que tiverem a doença comprovadamente terão cirurgia agendada ao fim do processo de triagem.

A campanha mobiliza mais de 100 profissionais – médicos, residentes, estudantes de Medicina e servidores do hospital, que trabalham como voluntários, já que aos sábados não há expediente.

Nas campanhas anteriores o HC atendeu em média, em cada campanha, cerca de 4 mil pessoas na triagem.

As campanhas são de responsabilidade da Clínica Oftalmológica, sob a coordenação do Dr. Newton Kara José, professor titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar meses ou anos, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se em linguagem popular que ela vai ‘amadurecendo’. Apesar de ser curável, no mundo ainda existem 20 milhões de pessoas que perderam a visão por causa da catarata. Muitos não operam por desinformação, outros por conformismo, ou ainda por dificuldades de locomoção.

A triagem ocorre na estação Itaquera do Metrô, com a colaboração do Poupatempo, e no Prédio dos Ambulatórios do HC, à avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188, em frente ao Incor. Mais informações na Clínica Oftalmológica, pelos telefones (011) 3069-6289 ou 3069-7217.