Saúde: Hospital das Clínicas realiza 4º Mutirão contra Catarata

Evento será realizado neste sábado, dia 6, no Prédio dos Ambulatórios

seg, 01/10/2001 - 16h48 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da FMUSP realiza no próximo sábado, dia 6, o quarto mutirão deste ano para detectar e tratar casos de catarata.

O mutirão mobiliza mais de 100 médicos da clínica oftalmológica, além de servidores do hospital e voluntárias. Conta também com a colaboração da iniciativa privada, que fornece lanches e refrigerantes aos pacientes, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Como nas campanhas anteriores, não é necessário chegar de madrugada para garantir atendimento, mas é preciso ter 50 anos ou mais e apresentar graves dificuldades de visão. O atendimento consiste numa triagem inicial, durante a qual os que não têm catarata são dispensados. Os que apresentam a doença fazem outros exames e são orientados sobre exames pré-operatórios e data da cirurgia.

Coordenada pelo Prof. Dr. Newton Kara José, professor titular da Clínica de Oftalmologia, o HC não tem fila para fazer cirurgia de catarata. Em cada campanha são atendidas até 4.000 pessoas e cerca de 700 casos são selecionados para cirurgia.

Os interessados devem comparecer ao Prédio dos Ambulatórios, que fica na av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 (em frente ao INCOR) com documento de identidade. Recomenda-se que os pacientes estejam acompanhados de um parente que possa ajudá-los na locomoção.