Saúde: Hospital das Clínicas promove Olimpíada para portadores de paralisia cerebral

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 9

qua, 08/12/2004 - 10h28 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, promove nesta quinta-feira, 9 de dezembro, a partir das 8h30, a 28ª Olimpíada Pacote (Paralisia Cerebral, Ortopedia e Traumatologia Esportiva), evento que reunirá cerca de 100 portadores de deficiência cerebral em atividades esportivas.

Realizada anualmente pelo Instituto de Ortopedia do HC, a Olimpíada Pacote terá partidas de futebol de salão, basquete, handebol e queimada, além de provas de velocidade e arremesso de peso.

Os ‘atletas’ foram divididos em equipes e participarão das atividades de acordo com sua preferência e capacidade.

O Hospital das Clínicas de São Paulo é referência para o país em tratamento de portadores de deficiência cerebral. Os distúrbios de motricidade são provocados por lesões no sistema nervoso central, que ocorrem antes, durante ou depois do parto. Quando acontece no feto, a lesão tem causa congênita. Durante o nascimento, dias antes ou dias depois do parto até a idade de seis anos, a lesão ocorre quando se completa o desenvolvimento neuromotor.

Estudos do HC mostram que a terapia esportiva estimula as funções do aparelho locomotor, permitindo corridas em velocidade, além de melhorar as condições cardiorespiratórias. O paciente se torna mais sociável, autoconfiante e independente.

A 28ª Olimpíada Pacote será na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz_ rua Artur de Azevedo, 1 – Pinheiros, zona oeste da Capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

V.C.