Saúde: Hospital das Clínicas promove novo mutirão para tratamento de catarata

Mais uma etapa do Projeto Catarata será realizada amanhã, dia 8, das 7 às 12 horas

sex, 07/11/2003 - 11h14 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/USP) realiza amanhã, dia 8, das 7 às 12 horas, triagem de portadores de catarata para tratamento e cirurgia. É mais uma etapa do Projeto Catarata, que começou na Unicamp há mais de dez anos e funciona no HC há três, sob a coordenação do dr. Newton Kara José, professor titular da Clínica Oftalmológica.

Desde seu início, o projeto vem selecionando casos para operar gratuitamente. Milhares de pacientes já voltaram a enxergar graças aos sucessivos mutirões realizados com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e das prefeituras de São Paulo e Campinas. No caso do HC de São Paulo, em cada campanha são atendidos cerca de 4 mil pacientes, dos quais 10%, em média, são selecionados para cirurgia.

Evolução

A catarata pode levar à perda total da visão mas é curável com tratamento adequado. Trata-se do embaçamento do cristalino, que funciona como uma lente, ajudando as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. Esse processo de perda de visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou os dois olhos. Apesar disso, existem quase 20 milhões de pessoas que não enxergam em decorrência da doença.

SERVIÇO
A catarata e a evolução de seu tratamento é um dos temas do 6o Congresso de Oftalmologia da USP, que será realizado entre os dias 28 e 30, no Centro de Convenções Rebouças.
Inscrições e informações pelo telefone (11) 5539-2186.

Flávio Tiné
Da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC

(AM)