Saúde: Hospital das Clínicas promove mutirão de Catarata no próximo sábado

Atendimento é gratuito e será realizado das 7 às 12 horas

qui, 27/01/2005 - 8h32 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove no próximo sábado, dia 29, mais uma Campanha de Catarata e Degeneração Macular Relacionado à Idade. As pessoas com mais de 50 anos de idade e com problemas de embaçamento da visão deverão comparecer no Hospital das Clínicas munidas de CPF e RG. O atendimento é gratuito e acontecerá das 7 às 12 horas, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à Estação Clínicas do Metrô.

Para atender a demanda, a Divisão de Clínica Oftalmológica do Instituto Central mobilizará 260 profissionais da saúde. Os interessados serão submetidos a uma primeira triagem. As pessoas que forem diagnosticadas com catarata realizarão, no mesmo dia, nove exames oftalmológicos, entre acuidade visual, fundo de olho, tonometria, biometria, e biomicroscopia. Também sairão do hospital com data já marcada para a cirurgia. O HC está totalmente equipado para realizar esta delicada cirurgia pelos métodos mais atualizados.

O mutirão de catarata é promovido pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas há seis anos. Na última campanha, realizada em novembro, o hospital atendeu oito mil pessoas. Dessas, 1.100 apresentaram catarata e já foram submetidas a cirurgias.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas informa ainda que não há necessidade das pessoas pernoitarem na fila, pois todos que chegarem ao hospital, entre 7 e 12 horas, serão atendidos.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3069-7873 e 3069-7874.

O que é Catarata

É o embaçamento de uma parte do olho, o cristalino, também conhecido como ‘menina dos olhos’. O Cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado pode ocorrer a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Por esse motivo dizem que ela vai ‘amadurecendo’ .

É um tipo de cegueira curável. No entanto, existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata em todo o mundo.

Usar colírio não ajuda na cura da catarata. A única forma da pessoa voltar a enxergar é pelo tratamento cirúrgico.

Da Assessoria de Imprensa – Instituto Central do Hospital das Clínicas
Por Bete Subires

(LRK)